Rogério Machado Blog – Noticias, informações, politica e saúde

A Pedido – A imprensa pede desculpas por Alvaro Henkes


Estamos caminhando para o abismo da negatividade,  impulsionados pela nossa imprensa(rádio, TV, jornal e web) com sua  forma de informar a manchete do terror. 

Essa semana a Brigada Militar de Passo Fundo divulgou seus índices de combate a criminalidade. 

Nós da imprensa o que fizemos? Buscamos manchetes que iniciam: Aumento da criminalidade, aumento do furto, aumentou sei lá o que. 

Esquecemos de agradecer estes heróis de farda, que saem de casa para enfrentar a rua. Falo daqueles que estão escalados para atender o chamado da comunidade, e não premiados com o serviço interno. 

Falo de quem está na ponta da espada, desde a sala de Operações (190), tentando decifrar o local e características de bandidos,  até os policiais que vão à cena do crime, e a adrenalina impede de pensar se voltará para casa são e salvo, ele apenas vai.

Minhas desculpas pela imprensa de Passo Fundo, à qual me incluo, que hoje quer saber de medir sua audiência pelo facebook a partir de curtidas, minhas singelas desculpas.

 E, mesmo assim, estes heróis não se rendem ao mar de dificuldades. Somente em 2015 foram apreendidas mais 200 armas de fogo em em Passo Fundo, e 318 prisões em flagrante. 

Também não posso deixar de citar o Trabalho da POLÍCIA CIVIL, que realiza um grande trabalho de investigação e desmantelamento de quadrilhas envolvidas no tráfico de drogas, roubo e furto de veículos, resoluções de crimes contra vida,  entre outros. 

Os AGENTES DA GUARDA DE TRÂNSITO, que não medem esforços para atender ao  chamado, organizar o trânsito da cidade. BOMBEIROS, que seguem no seu plantão pela vida 24h,  assim como o SAMU e EGR,  que trabalham incansavelmente salvando vidas em Passo Fundo e região. 

A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL E ESTADUAL a espera de um milagre para a ampliação dos seus quadros de funcionários, mas, mesmo assim, citando apenas um exemplo, aos finais de cada ano empenham-se nas operação viagem segura,  colocando todo o seu efetivo para a fiscalização e policiamento nas rodovias; 

Os amigos do IGP, plantonistas, que realizam o atendimento de mais de 140 municípios da região norte, em uma demonstração de superação a cada chamado. A Polícia Federal, na sua aréa de abrangência não deixa a peteca cair; 

Agentes da SUSEPE, especialistas, que desarmam uma bomba relógio chamada Presídio Regional de Passo Fundo a cada instante;

A DEFESA CIVIL, heróis das famílias que não sabem para onde pedir socorro no momento mais delicado das suas vidas;

Os amigos da SEGURANÇA PRIVADA, em muitas operações Lobo Solitário, enfrentam a criminalidade com coragem e determinação;

Enfim, a todos os integrantes da segurança pública que honram seu juramento, mesmo que com sálarios parcelados, injustiças sofridas durante gestões de chefes, qua na verdade deveria ser gestões de LÍDERES. A  manchete está  quase sempre focada no fato,  e deixamos de lado os profissionais que ali derramaram seu suor e dedicação para uma sociedade um pouco melhor para se viver. 

O jornalismo pede desculpa pela nossa sede de sangue.

Álvaro Henkes 
jornalista MTB 11.697
Janeiro de 2016