Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Violência contra o idoso cresce -Alessandro Tavares

golpebilhete

Mesmo com a ampla divulgação dos casos denominados “contos do bilhete”, muita gente continua caindo na conversa dos estelionatários. Segundo um levantamento feito pela Polícia Civil a maioria das vítimas são mulheres idosas

Conforme a titular da Delegacia de Polícia, Rita Felber De Carli, cresceu nos últimos meses o número de registros de crimes contra idosos, especialmente maus tratos, negligência, abandono, e apropriação de bens e proventos de idosos. “Para a repressão a esses crimes, por que via de regra são praticados pelas pessoas que tem o dever legal de cuidar e proteger as vítimas, geralmente familiares ou cuidadores. É importante a colaboração da sociedade. Quem tiver informação ou notícia da ocorrência desses crimes deve levar o fato ao conhecimento das autoridades e colaborar com informações que podem ser prestadas de forma anônima, como nos demais crimes. Podem também levar o fato ao conhecimento do Ministério Público ou da Defensoria Pública”, diz.

Ainda conforme ela, cresceu também nos últimos meses o número de registros dos famosos golpes, especialmente do “golpe do bilhete premiado” e dos destinados à “recarga de celular”. Estes últimos via de regra utilizados por presidiários que aplicam o golpe mesmo estando dentro dos presídios. Conforme a delegada, a maioria das vítimas do “conto do bilhete” geralmente são mulheres idosas.

Como funciona o Golpe do bilhete premiado
O golpista, se fazendo passar por uma pessoa simples, e com habilidade para enganar as vítimas, pede informações sobre o endereço de uma agência da Caixa, fazendo referência ao bilhete premiado. As vítimas geralmente são pessoas idosas. Os falsários mostram o bilhete falso, contendo um número que, segundo eles, é premiado e o valor do prêmio. O golpista, após muita conversa, propõe entregar o bilhete à vítima, que acaba entregando dinheiro, joias e objetos de valor em troca do bilhete premiado que não existe ou de parte de seu suposto valor. O estelionatário mostra os benefícios que a vítima teria e a convence a entregar dinheiro e bens em troca.

Dicas úteis da Polícia
Desconfie sempre. Ninguém sai distribuindo dinheiro ou prêmio de graça. Nenhuma pessoa, por mais simples e ingênua que seja, dá para algum desconhecido um valor alto em dinheiro ou prêmio que recebeu. Evitar fornecer dados cadastrais, endereço, informações bancárias ou dados sobre patrimônio por telefone ou e-mail ou para pessoas estranhas. Desconfiar sempre, quando alguém solicita informações sobre documentos ou sobre questões pessoais, que envolvam dinheiro ou transações econômicas/financeiras. Fornecer cópia de documentos apenas quando necessário, certificando-se previamente sobre o uso que será dado às informações. Acompanhar as pessoas idosas quando vão ao banco, na medida do possível, especialmente para receber benefício, sacar dinheiro ou realizar movimentações financeiras. E lembre-se, caso se der conta de que foi vítima de um golpe, comunique a polícia o mais rápido possível e procure juntar o máximo de informações possíveis.

Diário da Manhã Carazinho




error: Content is protected !!