Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

UE prorroga as sanções econômicas contra a Rússia por seis meses

Decisão diz respeito ao envolvimento do país em conflito no Leste da Ucrânia

UE prorroga as sanções econômicas contra a Rússia por seis meses  | Foto: Alexander Zemlianichenko / Pool / AFP

                                                Foto: Alexander Zemlianichenko / Pool / AFP

A União Europeia (UE) aprovou formalmente nesta sexta-feira a prorrogação das sanções econômicas contra a Rússia pela falta de progressos na aplicação dos acordos de Minsk destinados a por fim ao conflito interno na Ucrânia.

“Em 1º de julho de 2016, o Conselho prorrogou as sanções econômicas dirigidas a setores específicos da economia russa até 31 de janeiro de 2017”, indica um comunicado. O Conselho europeu representa os 28 Estados miembros do bloco europeu.

Nessa quarta-feira, o presidente russo Vladimir Putin, por sua vez, prolongou até 2017 a proibição de importar produtos alimentícios dos países ocidentais, uma medida de represália pela crise ucraniana.  O decreto presidencial ordena prolongar até 31 de dezembro de 2017, “para defender os interesses nacionais russos”, a proibição da importação da maioria de produtos alimentícios procedentes de países ocidentais, especialmente da União Europeia.

A UE sancionou a Rússia em função da anexação da Crimeia em 2014 por Moscou e por seu suposto apoio aos separatistas do Leste da Ucrânia.

Correio do Povo




error: Content is protected !!