Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Trump anuncia fim de programa que protegia 800 mil jovens imigrantes

Decreto criado por Obama foi encerrado pelo presidente, que pressionou Congresso por nova lei

Decreto criado por Obama foi encerrado pelo presidente, que pressionou Congresso por nova lei | Foto: Saul Loeb / AFP / CP

| Foto: Saul Loeb / AFP / CP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira o fim de um programa instaurado por seu antecessor Barack Obama, que permitiu que 800 mil jovens conseguissem visto de residência e trabalho depois de terem entrado ilegalmente nos Estados Unidos quando eram crianças. “Estou aqui para anunciar que o programa conhecido como DACA, que foi estabelecido sob a administração Obama, está sendo rescindido”, declarou na Casa Branca o procurador-geral Jeff Sessions, referindo-se ao plano de ação criado por decreto em 2012.

Estes imigrantes sem documentos e plenamente integrados à sociedade americana, já que praticamente não conhecem seu país de nascimento, temiam a possibilidade da revogação do programa DACA (Ação Diferida para Chegadas de Crianças, sigla em inglês). Obama criou por decreto o plano, que concede permissão de dois anos, renovável, para formalizar a situação dos jovens, ante a impossibilidade do Congresso aprovar uma norma que contemple estes casos, a Lei DREAM, acrônimo em inglês de “Desenvolvimento, Alívio e Educação para Menores Estrangeiros”.

O ex-presidente americano, Barack Obama, criticou a decisão de seu sucessor, descrevendo a medida como “equivocada”, “contraproducente” e “cruel”. Em um raro comentário sobre o cenário político política, Obama usou o Facebook para condenar a decisão de Trump e pediu que o Congresso intervenha. “Atingir estes jovens é errado – porque eles não fizeram nada de errado. É contraproducente porque eles querem começar novos negócios, trabalhar em nossos laboratórios, servir em nossas Forças Armadas, e por outro lado, contribuem com o país que amamos. Isto é cruel”, escreveu Obama.

Trump, que assumiu a presidência em janeiro determinado a cumprir a promessa eleitoral de combate a toda imigração ilegal, teria decidido no fim de semana acabar com o DACA após um período de prorrogação de seis meses.  Ele tenta pressionar o Congresso  a criar um plano alternativo para os “Dreamers”.  Sessions, conhecido por sua postura anti-imigração, teria aconselhado o presidente a passar a responsabilidade sobre a questão ao Congresso, por considerar que estabelecer normas sobre migração compete mais ao Legislativo que ao Executivo

Correio do Povo




error: Content is protected !!