Search
terça-feira 16 abril 2024
  • :
  • :

Sistema de alerta de desastres naturais começa a funcionar no RS em dezembro

Para receber mensagens no celular com as informações, moradores precisarão se cadastrar via SMS

Sistema enviará mensagem via SMS com alerta de desastres meteorológicos | Foto: Alina Souza / CP Memória

Sistema enviará mensagem via SMS com alerta de desastres meteorológicos | Foto: Alina Souza / CP Memória

A partir de 18 de dezembro, moradores do Rio Grande do Sul poderão cadastrar os telefones móveis para receber mensagens via SMS com alerta de desastres naturais. Os moradores receberão uma mensagem da Defesa Civil, perguntando se há o interesse em se cadastrar, para receber os alertas. As mensagens serão no seguinte formato: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

• Após tragédia, Rolante adota prevenção a desastres naturais

Ao fim do cadastro, o usuário é informado que o celular está apto a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e recomendações da Defesa Civil. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. Se o usuário desejar, é possível cancelar o recebimento dos alertas por mensagem de celular.

Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil do estado e municípios. O serviço, coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já funciona em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Este ano, Rio de Janeiro e Espírito Santo também contarão com o sistema. O serviço de alerta de desastres naturais já é utilizado no Japão e outros 20 países, como o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas.

Cronograma

A partir de 15 de janeiro de 2018, os moradores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás passarão a receber o SMS de alerta de riscos. E, em 19 de fevereiro de 2018, será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins.

Os demais estados – Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – serão inseridos no sistema em 19 de março de 2018.

Correio do Povo




error: Content is protected !!