Search
terça-feira 16 abril 2024
  • :
  • :

Sentença contra Lula por triplex chega ao TRF4

Tribunal do Rio Grande do Sul vai julgar recurso da decisão de Sérgio Moro

Tribunal do Rio Grande do Sul vai julgar recurso da decisão de Sérgio Moro | Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula / CP

Tribunal do Rio Grande do Sul vai julgar recurso da decisão de Sérgio Moro | Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula / CP

A sentença que impôs nove anos e seis meses de prisão ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está nas mãos do Tribunal Regional Federal da 4 .ª Região (TRF4). Nesta quarta-feira, a Corte de apelação dos casos da Operação Lava Jato, julgados pelo juiz Sérgio Moro, recebeu o processo do triplex do Guarujá (SP), onde o petista foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Caberá a 8ª Turma do Tribunal julgar se mantém ou não a decisão que pode inviabilizar as pretensões eleitorais de Lula no ano que vem.

Ainda não há prazo para os desembargadores João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Luis dos Santos Laus, que compõem o colegiado, analisarem o processo. A força tarefa da Lava Jato no Paraná acusa Lula de receber vantagens ilícitas da empreiteira OAS, por meio do triplex do edifício Solaris, no Guarujá, em troca de favorecer a empreiteira em contratos da Petrobras. Os investigadores afirmam ainda que a empreiteira pagou o armazenamento de bens do acervo presidencial, de 2011 a 2016. O ex-presidente foi condenado no caso triplex, mas absolvido das imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento por falta de provas.

Se os desembargadores mantiverem a sentença proferida por Moro em 12 de julho, o ex-presidente pode se tornar inelegível e ficar impedido de disputar a Presidência em 2018. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, é considerado inelegível quem for condenado em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado. Lula também poderá ter sua prisão decretada após o julgamento das apelações que podem ocorrer na própria Corte.

Correio do Povo




error: Content is protected !!