Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Schirmer deve anunciar medida emergencial sobre presos em viaturas

No sábado houve motim de seis detentos que estavam presos no interior de um micro-ônibus

Schirmer deve anunciar nesta quarta medida para amenizar presos em viaturas | Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação / CP

Schirmer deve anunciar nesta quarta medida para amenizar presos em viaturas | Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini / Divulgação / CP

O secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, deve anunciar nesta quarta-feira uma medida emergencial para abrigar os presos ao invés de deixá-los em viaturas da Brigada Militar e celas de delegacia da Polícia Civil. A proposta envolverá diretamente a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Cezar Schirmer já havia garantido a criação de dois centros de triagem, sendo um em Porto Alegre e outro em Charqueadas, mas até ficarem prontos cogitou o emprego de contêineres. Na quarta-feira, o secretário realiza palestra no Tá na Mesa, durante reunião-almoço na Federasul, em Porto Alegre.

• Episódio de rebelião em micro-ônibus agrava crise na área de segurança

• Presos rebelados em micro-ônibus vão para Charqueadas

O anúncio da nova medida emergencial acontece após o motim de seis presos que na manhã desse sábado depredaram um micro-ônibus da Brigada Militar no estacionamento interno do Palácio da Polícia, no cruzamento das avenidas Ipiranga e João Pessoa, em Porto Alegre. Vidros e bancos do veículo foram quebrados do veículo usado como alternativa ao uso de viaturas da BM que estavam sendo ficando paradas ao invés de serem utilizadas no policiamento ostensivo. Houve ainda um incêndio na cela da 2ªDPPA, que fica no Palácio da Polícia, ateados por outros detidos em apoio. Os amotinados foram contidos pela tropa de choque do 1º Batalhão de Operações Especiais, sendo transferidos para Charqueadas. Eles devem ser indiciados agora por dano qualificado ao patrimônio público.

Nesta manhã, o diretor da Divisão Judiciária de Operações da Polícia Civil, delegado Marco Antonio Duarte de Souza, contabilizava a existência de sete presos na cela da 2ª DPPA e outros seis na 3ª DPPA, sem ninguém em viatura. Ele manifestou preocupação com a situação.

Correio do povo




error: Content is protected !!