Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

Saúde bucal da mãe interfere no bem-estar do bebê. Você sabia?

Como profissional que atua com a Primeira Infância, é importante alertar as futuras mamães sobre os cuidados com os dentes durante a gravidez. Aliás, o tratamento odontológico deve fazer parte da rotina do pré-natal e você pode ajudar as gestantes a estar em dia também com esse aspecto de sua saúde, que interfere diretamente no bem-estar no bebê.

Da 6ª até a 8ª semana de gestação é que começa a formação dos dentes de leite do bebê. A mãe consciente precisa ficar atenta, mantendo uma alimentação saudável, rica em cálcio e com pouco açúcar.

Além disso, ir ao dentista durante os nove meses pode evitar a transmissão de cáries da mãe para o filho, ainda no útero, já que o que causa o problema são bactérias que se instalam no dente.

Na fase da gravidez, a probabilidade de formação de cáries e doenças na gengiva da gestante aumenta, porque ela acaba comendo mais, dormindo mais e escovando menos os dentes.

O fato de comer mais é explicado também pela pressão que o feto, em crescimento, exerce sobre o estômago da mãe, diminuindo o tamanho do órgão, mas mantendo a sensação de fome. Por isso, a futura mamãe acaba comendo várias vezes ao dia e se esquece de realizar uma higiene bucal adequada, o que também desequilibra o Ph da saliva, abrindo espaço às doenças da boca.

O sono é outro fator que favorece o aparecimento da cárie. Como ele se intensifica, a gestante dorme mais vezes, o que interfere na produção da saliva (que diminui).

A alteração hormonal, que acontece nesse período, pode causar a gengivite, um tipo de inflamação, que fica mais evidente na região entre os dentes. O local parece mais vermelho, liso e brilhante. Os sangramentos acontecem com certa frequência, espontaneamente ou após na escovação e uso de fio dental.

Segundo especialistas, mães portadoras de doença periodontal durante a gestação apresentam maiores chances de dar à luz a crianças prematuras e de baixo peso. Ou seja, todo o cuidado é pouco.

Converse com as gestantes que estão sob seus cuidados e, se achar necessário, convide um especialista para falar sobre o tema e esclarecer todas as dúvidas.

Se quiser ir além, e ajudar as mães a prepararem a higiene bucal de seus filhos após o nascimento, releia o post “Entrevista especial com uma fada dos dentes”, uma esclarecedora conversa com uma dentista pediatra.




error: Content is protected !!