Search
quarta-feira 24 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – Ministro de Justiça Gilmar Mendes volta atrás e Cartório Eleitoral não encerrará atividades no município

Ministro de Justiça Gilmar Mendes volta atrás e Cartório Eleitoral não encerrará atividades no município

 Liderada pela OAB Sub-Seção Sarandi, soma de esforços foi fundamental para permanência do cartório

 Há alguns meses uma força tarefa foi montada como o objetivo de garantir a permanência e os serviços da 83ª zona eleitoral, o Cartório Eleitoral de Sarandi. Nesse sentido, a OAB Sub-Seção Sarandi, através de seu presidente Jorge André Ortolan, buscou o apoio das autoridades dos municípios atendidos pelo supracitado cartório, ou seja, Sarandi, Barra Funda e Nova Boa Vista, apoio este que foi confirmado pelos respectivos prefeitos: Leonir Cardozo, Marcos André Piaia e Daniel Thalhaimer.

 

Cabe salientar que o Poder Judiciário, através da Juíza de Direito, Dra. Andreia dos Santos Rossatto, o Ministério Público, através do Promotor de Justiça, Dr. Rafael Riccardi e o Poder Legislativo também manifestaram apoio nesse pleito.

 

Neste sentido, foi cuidadosamente elaborado um documento que foi entregue para os deputados estaduais, federais e senadores do RS, bem como ao presidente do TSE, Ministro, Dr. Gilmar Mendes em audiência feita de forma personalíssima.

 

Felizmente, após muito esforço e dedicação, o pedido coletivo foi atendido pelo TSE, através Ministro, Dr. Gilmar Mendes, que decidiu não mais extinguir os serviços da 83ª zona eleitoral, ou seja, o Cartório Eleitoral de Sarandi continuará atendendo normalmente os municípios pertinentes a sua abrangência.

 

A notícia foi anunciada pelo prefeito Leonir Cardozo ao presidente da OAB Sub-Seção Sarandi, Jorge André Ortolan na manhã da última segunda-feira em reunião na Prefeitura. Além do presidente e do prefeito Cardozo, participaram da reunião o vice-prefeito Glauber Kunzler, a Procuradora Jurídica da Prefeitura de Sarandi Emanuele Soligo Ré, a Assessora Jurídica da Prefeitura Dione Gregianin e o ex-secretário Oclides Barbiero.

 

A informação foi recebida com alegria pelas autoridades, face a grande importância da permanência do cartório em Sarandi. O Prefeito Leonir Cardozo reiterou a sábia decisão tomada pelo Ministro do STF Gilmar Mendes e destacou a exemplar gestão do Dr. Jorge André Ortolan na presidência da OAB Sub-Seção Sarandi.

 

Cardozo parabenizou o presidente pela forma dedicada e altiva com que realiza sua gestão frente e OAB Sub-Seção Sarandi. Cardozo destacou algumas ações realizadas pela entidade que são de suma importância para o município e região, como o pleito para a ampliação ou construção de um novo Fórum para Sarandi e região, o apoio ao projeto de construção de um novo presídio no município em um outro local, o combate corajoso à corrupção nos mais variados setores da municipalidade e claro, a atitude acertiva, no que tange a permanência do Cartório Eleitoral.

 

Ainda no encontro, as autoridades dialogaram sobre alinhar e intensificar ações que visam a ampliação da infraestrutura ou a construção de um novo prédio para o Fórum e a Comarca do município, entre outras atividades que demonstram a parceria entre o Governo Municipal de Sarandi e a OAB Sub-Seção Sarandi.

 

Recentemente a 83ª Zona Eleitoral de Sarandi intensificou os trabalhos devido o prazo de encerramento para a biometria, visto que milhares de sarandienses não haviam realizado o necessário cadastro, fato que teve como consequência dias de grandes filas em frente ao local de atendimento do cartório. Até o fechamento desta matéria e conforme dados do site do TRE, o prazo de realização da biometria iniciou dia 06 de março e encerrou no dia 04 de outubro, sendo que Sarandi tem 17595 eleitores e 13662, ou seja, 77,65% dos eleitores cadastrados fizeram a biometria.

CRÉDITOS: P.M.Sarandi – Joel De Brito




error: Content is protected !!