Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Sarandi – Dificuldades financeiras impedem município de pagar a 1ª parcela do 13º salário ao funcionalismo

Dificuldades financeiras impedem município de pagar a 1ª parcela do 13º salário ao funcionalismo

Exibindo prefeitura.jpg

 

Há anos a administração municipal de Sarandi paga de forma antecipada a 1ª parcela do 13º salário ao funcionalismo público, atitude rara devido as adversidades financeiras e que tradicionalmente ocorria no mês de maio. No entanto, nesse ano o Governo Municipal de Sarandi não conseguiu antecipar esse pagamento, devido a várias circunstâncias que esboçam grandes dificuldades financeiras.

Muito embora, já no começo da gestão atual, o prefeito Leonir Cardozo e o vice-prefeito Glauber Kunzler tomaram medidas pontuais para diminuir as despesas do município e gerar economia, como: diminuição do número de secretarias, cortes nos salários de prefeito, vice, secretários, CCs e contratados, entre outras ações, a arrecadação do município está abaixo da esperada, fato que consequentemente influencia no poder econômico do município.

Além disso, o atual cenário político e econômico do Brasil também interfere, visto que nessa época de turbulência política e moral, poucas são as verbas conseguidas e enviadas para o município. Outro ponto crucial, é o reajuste de 4,75% concedido ao funcionalismo público, que impactou muito nas despesas do mês de maio, visto que esse reajuste foi pago de forma retroativa aos colaboradores da prefeitura, sendo março, abril e maio, ou seja, no começo do mês de junho os funcionários receberam 14,25% a mais em seus salários. Cabe salientar que o Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais não receberam o reajuste de 4,75% concedido aos demais funcionários municipais.

O secretário municipal de administração, Sidnei Piccini relata que a ação de pagar 50% do 13º salário antecipado tem por objetivo evitar eventuais dificuldades econômicas, que atingem grande parte das prefeituras brasileiras, principalmente no 2º semestre, e também beneficiar os servidores municipais, mas que nesse ano terá que ser feita em outra data ainda não definida.

O prefeito Leonir Cardozo afirma que uma das ações programadas para o mês de maio era o pagamento de 50% do décimo terceiro salário aos servidores públicos municipais de Sarandi e que tal ação será realizada, mas em outra oportunidade, conforme as possibilidades financeiras da municipalidade. “Nós valorizamos os nossos servidores, pois sabemos da grande responsabilidade que cada um tem em suas respectivas funções na municipalidade. Conceder 4,75% de aumento é mais do que a situação econômica permite, mas muito menos que desejamos. Pagar 50% do 13º salário de forma antecipada contribuí com a economia local e com a renda dos funcionários da prefeitura, que são merecedores desta ação, no entanto, não conseguimos realizar tal ação em maio. Faremos o possível para concretizar o pagamento desse direito trabalhista o mais breve possível”, disse o prefeito.

P.M.Sarandi – Joel De Brito




error: Content is protected !!