Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

RS terá quarta-feira abafada de sol entre nuvens e alguma instabilidade

RogérioMachado

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, nesta Quarta-Feira de Cinzas. A cobertura de nebulosidade, contudo, será maior no território gaúcho, com chance de instabilidade.

Entre a madrugada e o período da manhã, já pode chover em alguns pontos, mas será da tarde para a noite que se espera chuva localizada em maior número de cidades, concentradas principalmente na faixa central do Estado e na Metade Norte. Pode chover forte isoladamente.

As mínimas rondam os 17°C em São José dos Ausentes e os 18°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar 33°C na Região Metropolitana e 32°C em Santa Cruz do Sul. Em Sarandi, os termômetros variam entre 22°C e 28°C com forte sensação de abafamento. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 22°C e 27°C.

Um dos fatos notáveis do feriadão do Carnaval foi a coloração das águas em parte da Lagoa dos Patos. Pontos ficaram extremamente esverdeados como se fosse tinta. Não é a primeira vez que ocorre esse tipo de fenômeno, motivado por proliferação de algas sob temperatura elevada, pH alto, maior radiação solar e presença de químicos trazidos por esgoto ou plantações.

Os microorganismos costumam se proliferar mais em períodos de estiagem. Em episódios anteriores, foi constada a presença de cianobactérias na proliferação e que, quando da decomposição, provocam mau cheiro. O fenômeno foi observado em Arambaré, Tapes e São Lourenço do Sul, dentre outros locais. Prefeituras locais recomendaram evitar se banhar nas águas verdes.




error: Content is protected !!