Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

RS terá predomínio de sol e manhã fria nesta sexta-feira

Temperaturas serão agradáveis à tarde, com presença de sol

001

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas são esperadas nuvens altas (cirrus) no decorrer do período. O dia começa muito frio no Estado com mínimas próximas ou abaixo de 5ºC em grande parte das cidades, o que propiciará a formação de geada fraca a moderada.

Marcas negativas são esperadas em locais de maior altitude, especialmente nas baixadas. Com o enfraquecimento do ar frio, apesar do dia começar gelado, a tarde desta sexta promete ser muito agradável e o dia terá uma acentuada amplitude térmica (grande diferença entre as mínimas e as máximas).

As mínimas rondam -2°C em São José dos Ausentes e 0°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 22°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 5°C e 20°C.

O Rio Grande do Sul teve o primeiro registro de temperatura negativa de julho e o primeiro no Estado desde 27 de junho, com -0,1ºC na estação automática de baixada no bairro Planalto, em Santa Rosa. Foi o 29º dia de 2016 com mínima abaixo de zero no Rio Grande do Sul. Como é comum no começo do processo de ingresso de ar frio sob a presença de ciclone na costa gaúcha, o Noroeste do Estado fica com o ar mais seco e o vento mais calmo.

Com o ar mais seco e frio, o tempo abriu para um dia ensolarado. No fim da tarde, em Porto Alegre, quando a tocha olímpica percorria as ruas da cidade, o céu estava pincelado de cores por conta das nuvens altas do tipo cirrus formadas por cristais de gelo em grande altitude.

Nesta sexta, o frio é mais intenso nas áreas de altitude da Metade Norte. O fim de semana terá temperaturas baixas e as máximas devem ser mais baixas à tarde pelo aumento da nebulosidade e a chuva que deve afetar diferentes pontos no decorrer do dia. No domingo, porém, com o ingresso de ar mais quente a temperatura se eleva.




error: Content is protected !!