Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

RS estuda normas para indústrias após surto de Covid-19 em frigorífico de Passo Fundo

Minuta será apresenta pela Secretaria Estadual de Saúde ao Comitê de Crise nesta terça-feira

Junto a autoridades locais, o governador Eduardo Leite e a secretária de Saúde Arita Bergmann visitaram a instalação dos novos leitos de UTI no Hospital Regional de Santa Maria

Junto a autoridades locais, o governador Eduardo Leite e a secretária de Saúde Arita Bergmann visitaram a instalação dos novos leitos de UTI no Hospital Regional de Santa Maria 

O governo do Rio Grande do Sul deve apresentar ao Comitê de Crise para o Enfrentamento da Covid-19, nesta terça-feira, uma minuta de portaria que pretende normatizar as relações nas indústrias gaúchas, especialmente nos frigoríficos. A determinação ocorre após a Secretaria Estadual de Saúde (SES) identificar a origem de um surto de coronavírus de um frigorífico da JBS em Passo Fundo. A medida foi anunciada pela secretaria de Saúde Arita Bergamann e pelo governador Eduardo Leite em coletiva presencial à imprensa, nesta segunda-feira, em Santa Maria, onde estiveram para acompanhar a ampliação de leitos no Hospital Regional local.

Uma segunda reunião, desta vez virtual, prevista para amanhã às 18h, pretende discutir diretamente com o setor de indústrias os novos direcionamentos aos frigoríficos. Conforme Arita Bergmann, o encontro deve pautar a circulação de pessoas, o transporte, a chegada dos funcionários na empresa, os cuidados nos refeitórios etc.”

Além disso, a SES emitirá uma nova nota técnica sobre surtos com regras mais rigorosas, especialmente para instituições de longa permanência como asilos – que já possui contaminação em massa identificado também em Passo Fundo. “Já tem uma nota técnica sobre surtos, onde já tinha uma orientação e vamos colocar regras mais rígidas principalmente em relação à visitação, a proteção dos trabalhadores e aos cuidados com idosos para evitar o adoecimento por Covid-19”, apontou Arita Bergmann sem dar prazos de quando o documento passará a vigorar.

Apesar de não integrar o planejamento do governo do RS, Leite não descartou a possibilidade de transferência de pacientes com coronavírus de regiões onde o sistema de saúde esteja saturado para hospitais com leitos ociosos. Entretanto, ele destacou que o governo trabalha para a implantação de vagas em hospitais de diversas regiões. Caso sejam necessários, estes pacientes poderão ser transferidos para regiões vizinhas por se tratar de “locomoções complexas”.

Para a cidade de Passo Fundo e as regiões dos Vales, que Leite cita como as mais “delicadas” do ponto de vista epidemiológico, o chefe do Estado não descarta a antecipação de medidas previstas no Distanciamento Controlado. Até o momento, não há ainda uma previsão de quando o novo modelo de distanciamento será substituído pelo atual. Entretanto, o governo estadual espera que até maio o Estado faça a transição que medirá o nível de restrição de acordo com a avaliação técnica de cada uma das 21 regiões a serem estabelecidas.

Minutos antes da coletiva, o governador Eduardo Leite visitou o Hospital Regional de Santa Maria, que terá sua capacidade de atendimento ampliada com a implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até então, a instituição funcionada apenas com serviços ambulatoriais, de complexidade baixa. Estes são os primeiros leitos de UTI dispostos à população da cidade que conta com mais de 280 mil habitantes.

Correio do Povo



error: Content is protected !!