Search
quarta-feira 24 abril 2024
  • :
  • :

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Parlamentar do DEM derrotou Rogério Rosso que era primeira opção do governo Temer

Parlamentar do DEM derrotou Rogério Rosso que era primeira opção do governo Temer | Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / CP

Parlamentar do DEM derrotou Rogério Rosso que era primeira opção do governo Temer | Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / CP

Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito em segundo turno presidente da Câmara dos Deputado com 285 votos, na virada da noite de quarta-feira para a madrugada desta quinta-feira. Apesar de também estar alinhado ao governo interino de Michel Temer, ele derrotou Rogério Rosso (PSD-DF), que era a primeira escolha do Planalto e também considerado aliado de Eduardo Cunha na luta contra a cassação do seu mandato. Foram 455 votos válidos e cinco em branco, todos do PSol.

O deputado federal Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele já foi líder da bancada do DEM na Câmara por dois anos. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Ele é presidente da Comissão Especial da DRU. No discurso de posse, ele salientou a necessidade de diálogo no parlamento. “Temos que pacificar esse plenário, dialogar a maioria com a minoria. As pautas precisam ser debatidas, discutidas e votadas”, projetou.

Maia enfatizou que vai governar com simplicidade. “Cheguei aqui muito novo e prezo muito ter oportunidade de estar presidindo os trabalhos, sendo um dos 513 deputados que, junto comigo, comandarão a Casa. Vamos a partir de amanhã governar com simplicidade.”

O novo presidente prometeu fazer uma gestão de diálogo da maioria com a minoria. “Temos muito trabalho a fazer, pacificar esse plenário, dialogar, maioria com minoria, temos uma maioria do governo que é importante para o Brasil, mas temos uma pauta da sociedade que vem através de cada um de nós que precisa ser debatida, discutida e votada. Porque não só apenas do governo que vem as boas ideias, de cada um dos nossos mandatos e de cada um dos nossos eleitores que vivem o dia a dia saem boas ideias”, avaliou.

Após a divulgação do resultado, alguns deputados chegaram a gritar “Fora, Cunha!” em referência ao fato de Rosso ser apoiado pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Maia agradeceu a Rosso, candidato derrotado, e salientou que a disputa foi “limpa, na política e é assim que tem que ser”. Após o resultado, Rosso disse que o parlamento ganha com a vitória de Maia. “Acho que a grande tarefa dele será unir a Casa, todos os deputados.”

*Com informações de Agência Brasil

Correio do Povo




error: Content is protected !!