Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Rodeio do CTG Pedro Vargas será realizado em Sarandi

Conforme o patrão, não foi possível locar uma cancha adequada em Carazinho para realizar o evento, pois 7° Região Tradicionalista havia solicitado melhorias no Parque Vali Albrecht

Foto: DM/ Alesssandro Tavares

Preocupado com a momentânea impossibilidade de rodeios autorizados pela 7° Região Tradicionalista serem realizados em Carazinho, devido a suposta falta de estrutura adequada para a realização de eventos do tipo, o vereador Estevão De Loreno (PP) pretende reunir os tradicionalistas locais para debater com a entidade regional o assunto. 

A manifestação do vereador se deu após a confirmação de que o rodeio que esta sendo organizado pelo CTG Pedro Vargas será realizado em Sarandi, pelo fato de que nenhuma área em Carazinho preencher os requisitos exigidos pela 7ª RT.

O patrão, Reinaldo Silva, confirma que a entidade buscou canchas para a realização das provas em Carazinho, porém sem êxito. 

A opção então, é locar o parque de um CTG parceiro em Sarandi “Não conseguimos em Carazinho uma cancha e tivemos de alugar em Sarandi”, afirma. 

Segundo o tradicionalista, até quarta-feira ( 27), já estavam inscritos para as provas do rodeio 42 equipes e a expectativa da comissão organizadora é de que mais de 60 inscrições sejam realizadas.

A programação do Rodeio do CTG Pedro Vargas inicia nesta sexta-feira (29) e segue até domingo ( 31). “

Nós entendemos que nossa tradição gaúcha precisa de uma atenção especial e nos últimos dias tenho me preocupado com o fato de uma cidade do nosso porte não ter onde realizar um rodeio e ter que levar a programação para outro município. No meu pensamento, não podemos admitir uma coisa destas. 

Por isso, estamos convocando todos os tradicionalistas e o pessoal de piquetes, para que com o Sindicato Rural (proprietário do Parque Vali Albrecht), o prefeito e o legislativo para no coletivo conseguirmos resolver esta demanda o mais rápido possível”, comenta o vereador Estevão De Loreno.

Segundo ele, o Parque Vali Albrecht, tradicional local de realização de provas do tipo, não estaria em condições de receber competições. 

“A temporada de rodeios está por começar e se quisermos fazer eventos desta natureza temos de escolher entre Sarandi e Coqueiros do Sul. 
Pelo que a Gilda Galiazzi falou, foi feita uma avaliação no Parque e foram indicadas mudanças que precisavam ser feitas nas mangueiras e no acesso dos animais à água. 

Conversei com a Gilda e com o presidente do SR e creio que temos de sentar e tratarmos das melhorias para o local. Pelo que sei o pessoal da 7° Região Tradicionalista esteve em Carazinho cancelando eventos no Parque por falta de estrutura”, revela o parlamentar. 

Mudanças já teriam sido feitas

Conforme De Loreno, a direção do Sindicato Rural afirma que as mudanças indicadas na ocasião da vistoria já teriam sido providenciadas. “
O presidente do Sindicato disse que as mudanças foram feitas. 

Acho que está faltando conversa. Por isso, queremos chamar o pessoal da 7° Região Tradicionalista, o Sindicato e os tradicionalistas locais para resolvermos isto. Temos vários piquetes com datas pré-estabelecidas para seus rodeios e se não resolvermos logo terão de fazer em outros municípios” destaca o legislador. 
Segundo De Loreno, a presidente da 7° Região Tradicionalista já teria se disponibilizado a vir á Carazinho participar de tal encontro. 

Uma área própria

Para o vereador, pelo fato do Parque da Várzea hoje ser uma propriedade particular, é pouco provável que o Município tenha condições legais de investir recursos financeiros em uma eventual reforma que seja necessária, porém, seria possível a formatação de alguma parceria e a oferta de serviços para as melhorias. 

Outro tema que voltou a ser abordado por De Loreno é em relação a idealização de um local para rodeios a ser construído junto ao Parque Municipal João Alberto Xavier da Cruz, uma iniciativa dele e de Anselmo Britzke (PDT), que está sendo debatida desde o final de 2015 com entidades tradicionalistas e o Executivo e o prefeito já teria sinalizado com a concessão de uma área.

O vereador progressista comenta, no entanto, que a proposição é um projeto a longo prazo, e que momentaneamente o setor jurídico da prefeitura analisa a possibilidade de da possibilidade de uso da área, ou não. 
Na próxima semana a Comissão que está a frente da proposta pretende se reunir com o jurídico da Prefeitura e com a Secretária de Desenvolvimento para tratar do tema. 

A palavra do SR

O presidente do Sindicato Rural de Carazinho, Leomar Tombini, destaca que o Parque Vali Albrecht sempre esteve a disposição das entidades tradicionalistas e do Município, e que o Sindicato é, e continuará sendo parceiro de todos que tenham interesse em usar a área para a realização de rodeios.

 Enquanto carazinhense, Tombini se diz surpreso com o fato do rodeio ter sido levado para cidade de Sarandi. Ele pondera, no entanto, que até onde tem conhecimento, o parque está apto a receber provas, porém eventuais adequações exigidas por federações ou pela Região Tradicionalista devem ser providenciadas pela organização do evento, uma vez que o Sindicato não disponibilizará de recursos para fazer melhorias pontuais.

Tombini cita o exemplo do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos que recentemente realizou uma programação no local e para tanto fez um investimento de mais de R$ 20 mil. Os recursos chegaram a ser pleiteados ao Sindicato, que negou o valor, por fim a aplicação do montante foi feita pelo próprio Núcleo. 

O presidente destaca ainda que solicitou ao vereador Estevão De Loreno, que protocolasse junto a 7° Região ou Federação, o pedido formal para que o motivo da não realização do rodeio em Carazinho seja esclarecido, bem como os fatores que levaram a realização da atividade no município de Sarandi. 
O sindicalista também afirma que gostaria de saber, afinal, quais são as necessidades das adequações a serem feitas. Tombini ressalta que se convidado for, o Sindicato participará da reunião que está sendo proposta pelo progressista.

Fonte Diario AM 780



error: Content is protected !!