Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Quadrilha suspeita de assaltar banco e matar brigadiano em Erval Grande é presa no Paraná

Três integrantes da Gangue da Dinamite foram presos pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) na madrugada desta quinta-feira (3), no interior do Paraná. Eles estavam em uma caminhonete Toyota Hilux e estavam sendo monitorados pela Polícia Civil a partir de uma tornozeleira eletrônica que um deles usava.

Foram presos: Ricardo Mariano, 40 anos, conhecido como ‘Seco’, já detido no ano passado em Cerro Azul; Ademir Martins, 38, parceiro do Batman (Rogério Matos da Luz, 39, o maior assaltante de carros-fortes do país); e Lucas Huco, 33, que também possui extensa ficha criminal. Todos são considerados bandidos de alta periculosidade.

Junto com os três, policiais apreenderam diversos materiais usados para a prática do crime – dinamites, balaclava, marretas, miguelitos (pregos cruzados), lanternas, drogas, armamento (fuzis, pistolas), diversas munições, coletes balísticos, rádios com a frequência da polícia, cédulas, documentos, entre outros.

08

Os suspeitos estavam sendo monitorados desde que Seco ganhou as ruas, usando tornozeleira eletrônica. O trio foi perseguido em São Luiz do Purumã e a ação contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, esteve presente na coletiva de imprensa, enalteceu o trabalho da polícia e disse que a quadrilha é especializada em roubos. “Dá para perceber, somente pelo material, que mais de dez pessoas iam cometer esses crimes de roubo. Integrantes importantes, e o material indica que eles fariam um roubo em outro estado, em Goiás, provavelmente. Algumas armas também foram apreendidas em crimes que aconteceram no Rio Grande do Sul. A gente se surpreende com a capacidade da quadrilha, interestadual, preparada, armada, com planejamento e conhecimento técnico”, descreve o secretário.

07

O maior assaltante de carros forte do país é um dos presos. Ele usava tornozeleira eletrônica. Foi preso no ano passado por assalto e formação de quadrilha.

Algumas cédulas apreendidas estavam chamuscadas, o que indica resultados de explosivos ou maçaricos. O secretário explicou que o acompanhamento tático a quadrilha iniciou pelo rastreio à tornozeleira. “Por meio da tornozeleira eletrônica foi possível acompanhar a movimentação dele e da quadrilha. Ele responde por assaltos a bancos e tráfico de drogas, por ter uma rentabilidade constante faz com que o dinheiro do tráfico financie outros crimes, também”, finalizou.

Os três presos estão na sede do Cope e serão encaminhados ao Centro de Triagem em Piraquara. Juntos, eles podem responder por centenas de roubos e assaltos à mão armada.

Pistolas com a numeração raspada recentemente indica que podem ser as armas tomadas dos policiais militares em Erval Grande, na madrugada de do último sábado (29), onde foi morto um Sargento da Brigada Militar.

Fonte: Elizangela Jubanski e Djalma Malaquias – Portal Banda B




error: Content is protected !!