Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Prazo para homologação de candidaturas é finalizado com 1.370 inscrições no RS

Maioria dos postulantes vai disputar cadeira no Legislativo gaúcho

Foto: Ricardo Giusti / CP

Com o prazo para que partidos, federações e coligações façam o requerimento de registro dos candidatos encerrado no início da noite desta segunda-feira, 1.370 candidaturas foram cadastradas no DivulgaCandContas – sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) -, a partir do Rio Grande do Sul. O número é superior ao volume de candidatos que disputaram as eleições em 2018. No pleito de quatro anos atrás, o TSE recebeu 1.340 solicitações.

Em 2022, a maioria dos candidatos vai concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ao posto de deputado estadual, 799 concorrentes – para 55 vagas – tinham o registro homologado até as 19h. Já a disputa para deputado federal – segundo cargo mais concorrido – teve a confirmação de 526 nomes, para um total de 31 cadeiras na bancada gaúcha.

No pleito deste ano, os 11 candidatos a governador tiveram os registros das candidaturas solicitados, antes mesmo desta segunda-feira, data-limite para as homologações. Com isso, oficializaram os pedidos de candidatura junto à Justiça Eleitoral Eduardo Leite (PSDB), que busca a reeleição, Onyx Lorenzoni (PL), Luis Carlos Heinze (PP), Edegar Pretto (PT), Vicente Bogo (PSB), Vieira da Cunha (PDT), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Rejane de Oliveira (PSTU), Paulo Roberto Silveira Pedra Júnior (PCO) e Carlos Messalla (PCB).

No sistema do TSE também já é possível consultar o plano de governo dos candidatos que pediram registro.

Em relação ao cargo de vice-governador, apenas o candidato do PCO, Mário César Zettermann Berlese Filho, não consta no sistema do TSE.

Quanto aos postulantes a Senador, oito candidatos que vão disputar uma única vaga foram confirmados no DivulgaCandContas: Ana Amélia Lemos (PSD), Airto Ferronato (PSB), Comandante Nádia (PP), Fabiane Sanguiné (PSTU), Hamilton Mourão (Republicanos), Maristela Zanotto (PSC), Olívio Dutra (PT) e Professor Nado (Avante).

Além dos candidatos diretos, também é possível acessar no sistema os registros com os nomes de oito candidatos que concorrem a 1° e 2° suplente de senador.

A candidatura de Francisco Franke Settineri, do PCO, não teve o pedido de registro confirmado até as 19h. Apesar de concorrer nas eleições ao governo gaúcho, os partidos Novo e PCB decidiram não fazer indicações de concorrentes ao Senado.

Vale ressaltar que a homologação não confirma, de imediato, as candidaturas. Após o registro, as candidaturas são analisadas pela Justiça Eleitoral, que, dando aval positivo, confirma a participação do postulante no pleito.

Everton Calbar/Rádio Guaíba



error: Content is protected !!