Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Polícia prende suspeito de coordenar escavação de túnel no Presídio Central

Homem que teria organizado obra e levado operários foi detido em Nova Hartz

Homem que teria organizado obra e levado operários foi detido em Nova Hartz | Foto: Samuel Maciel

Homem que teria organizado obra e levado operários foi detido em Nova Hartz | Foto: Samuel Maciel

A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, o suspeito por coordenar a escavação de túnel para uma tentativa de fuga em massa do Presídio Central, em Porto Alegre. A detenção foi realizada em Nova Hartz, na Região Metropolitana.

Conforme a Polícia Civil, o detido era responsável pelo transporte dos operários da obra e coordenação da construção em si. A sofisticada operação de fuga foi flagrada nessa quarta-feira, quando sete homens e uma mulher foram presos. O túnel já tinha quase 50 metros de extensão.

O delegado titular da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (3ª DIN/Denarc), delegado Rafael Pereira, que coordenou a ação, afirmou que, após a descoberta do túnel e a prisão preventiva dos envolvidos na escavação, a próxima etapa é concluir o inquérito para responsabilizar criminalmente as lideranças de facções que desenvolveram o plano de fuga. “Se o túnel tivesse sido concluído e houvesse uma fuga em massa, a gente acha que o sistema de Segurança Pública entraria em colapso”, disse Pereira. “O fato é que sairiam os criminosos mais perigosos do Estado inteiro em uma fuga e isso mexeria com todo o sistema de segurança”, complementou.

A casa prisional abriga, atualmente, 4.554 detentos (2.730 acima da sua capacidade, que é de 1.824), mas de acordo com o tenente-coronel e diretor da Cadeia Pública, Marcelo Gayer Barboza, mais de oito mil pessoas circulam diariamente pelo local, o que representa uma população superior à maioria dos municípios do Estado. “Eu acredito que não haveria fuga. Nós já encontramos mais de oito túneis sendo feitos de dentro para fora do presídio e de fora para dentro também não foi o primeiro”, afirmou o coronel.

Correio do Povo




error: Content is protected !!