Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Polícia encontra 35 bananas de dinamite em sítio de quadrilha em Viamão

Operação Xplode investiga grupo que teria arrombado mais de sete caixas eletrônicas em três meses

PC descobriu 35 bananas de dinamite em sítio em Viamão | Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

PC descobriu 35 bananas de dinamite em sítio em Viamão | Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil localizou o esconderijo de uma das quadrilhas mais atuantes em ataques de explosivos contra caixas eletrônicos e cofres de instituições bancárias. Na manhã desta quarta-feira, com a operação Xplode, os agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos apreenderam 35 bananas de dinamite, pesando cerca de cinco quilos e suficientes para serem cometidos 15 ataques nos próximos meses.

O material explosivo estava enterrado dentro de um galpão, sob tábuas de madeira e caliça, em um sítio na localidade de Águas Claras, no interior de Viamão. A propriedade, distante cerca de três quilômetros da ERS 118, estava vazia. Um cão farejador auxiliou nas buscas.

                                                        Foto: Polícia Civil / Divulgação / CP

Segundo o delegado João Paulo de Abreu, as investigações apontaram que a quadrilha é responsável, no mínimo, por sete ataques em cinco meses no RS. O mais recente ocorreu na madrugada de terça-feira passada quando uma falha no explosivo frustrou a detonação de um terminal de um caixa eletrônico na agência do Banrisul no distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, na Serra. O grupo realizou ainda uma ação bem sucedida contra a agência do Banrisul de Barão do Triunfo, promovendo uma explosão no local, na madrugada do dia 3 deste mês. “Os integrantes já foram identificados”, revelou.

Por muito tempo, o sítio foi monitorado pelos policiais civis. O delegado João Paulo de Abreu explicou que havia a impossibilidade dos agentes permanecerem 24 horas de campana no local. A apreensão das bananas de dinamite foi decidida então com o objetivo de retirá-las rapidamente de circulação e impedir assim novos ataques. O trabalho investigativo vai prosseguir para capturar os criminosos e descobrir também a origem dos explosivos. Cartuchos intactos de espingarda calibre 12 foram recolhidos na propriedade e serão periciados. “Vamos também apurar quem é o dono do sítio”, acrescentou o delegado João Paulo de Abreu.

Na terça-feira, a Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Deic já havia realizado a operação Oxicorte contra uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos com emprego de maçarico, lança térmica e outros instrumentos de corte, como serras. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cachoeirinha e Canoas, sendo detido um suspeito para averiguação. Houve o recolhimento de bicos, mangueiras e contadores para maçarico, além de botijões de gás.

Roupas utilizadas pelos criminosos em diversos ataques ocorridos em Porto Alegre e Região Metropolitana também foram encontrados. Conforme os policiais civis, a quadrilha foi responsável, por exemplo, pelo ataque ao Santander da rua 24 de Outubro, no dia 4 deste mês.

Correio do Povo




error: Content is protected !!