Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Peru exclui Odebrecht de licitações no país

Fernando Zavala declarou que a empresa não participará de obras enquanto permanecer com sanções por atos de corrupção

Fernando Zavala declarou que a empresa brasileira não participará de novas licitações enquanto permanecer com sanções por atos de corrupção  | Foto:  Yasuyoshi Chiba / AFP / CP

Fernando Zavala declarou que a empresa brasileira não participará de novas licitações enquanto permanecer com sanções por atos de corrupção | Foto: Yasuyoshi Chiba / AFP / CP

O presidente do Conselho de Ministros do Peru, Fernando Zavala, anunciou nesta quarta-feira mudanças na lei de licitações no país para excluir a Odebrecht e outras empresas ligadas à corrupção de obras públicas. O Conselho de Ministros acertou a implementação de mecanismos na nova Lei de Contratações do Estado “para impedir que empresas sancionadas por atos de corrupção participem de novas licitações ou concorrências públicas”, declarou Zavala em entrevista coletiva.

“Odebrecht e outras não vão poder participar de novas licitações enquanto permanecerem sanções por atos de corrupção, como neste caso que eles mesmos admitiram tais práticas”. O ministro assinalou que estuda um orçamento especial para os trabalhos de investigação do ministério Público e da Procuradoria encarregados dos casos ligados à ‘Lava Jato’.

Zavala destacou que esta medida faz parte do compromisso do presidente Pedro Pablo Kuczynski de combater a corrupção. O funcionário convocou o ministério Público e o poder Judiciário a realizar investigações e diligências correspondentes ao caso, no prazo mais breve possível, para punir os responsáveis. O ministério da Justiça anunciou na terça-feira a criação de um grupo especial para analisar as denúncias de subornos contra a Odebrecht no Peru entre 2005 e 2014.

A Odebrecht participou de cerca de 40 projetos no período investigado (2005-2014), envolvendo mais de 12 bilhões de dólares em gasto público, informou na terça-feira o procurador anticorrupção Amado Enco.

Correio do Povo




error: Content is protected !!