Search
quarta-feira 24 abril 2024
  • :
  • :

Peru alerta para explosão mais forte do ano no vulcão Ubinas

Cidades vizinhas podem ser afetadas por nuvens de cinzas

Cidades vizinhas podem ser afetadas por nuvens de cinzas | Foto: Norm Banks / US Geological Survery / Divulgação CP

            Foto: Norm Banks / US Geological Survery / Divulgação CP
O vulcão Ubinas, o mais ativo do Peru, registrou nesta segunda-feira a explosão mais forte do ano, com uma coluna eruptiva de quatro quilômetros de altura e cinzas que afetaram as redondezas. “Esta é a explosão mais forte no decorrer do ano e a de maior altitude”, disse o engenheiro Víctor Aguilar, do Instituto Geológico Mineiro e Metalúrgico (Ingemmet).

O vulcão Ubinas está situado na região de Moquegua, 1.250 km ao sul de Lima e com 5.672 metros de altitude. Aguilar disse que as cidades para onde “as cinzas estão se movendo serão afetadas caso não sejam tomadas as devidas precauções”. Segundo relatório do Observatório do Ingemmet, a explosão ocorreu às 15h46 (de Brasília) e o Ubinas gerou uma coluna de erupção de 4 mil metros acima da cratera, com cinzas que começaram a se dispersas em seis localidades próximas.

Antes deste incidente foram registrados alguns tremores associados ao aumento de fluidos de magma, informou o relatório do Ingemmet. O Observatório pediu que especialistas faça o monitoramento da qualidade do ar e das águas, tanto na região de Moquegua como no povoado de Arequipa. A Defesa Civil recomendou o uso de máscaras e lentes de proteção espaciais caso haja a queda de cinzas de origem vulcânica. 
Correio do Povo




error: Content is protected !!