Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Passo Fundo – Polícia Civil prende estelionatários.

POLICIA CIVIL PRENDE ESTELIONATÁRIOS EM PASSO FUNDO

Na noite de ontem, sexta-feira, 24/04, a POLÍCIA CIVIL, através da DRACO, coordenada pelo Del Diogo Ferreira, efetuou a prisão em flagrante de 1 homem e 2 mulheres pelos crimes de receptação e associação criminosa, no bairro Annes Passo Fundo.

Os presos foram flagrados na posse de cartões de crédito de vítimas de estelionato ocorridos nesta semana em Passo Fundo, 4 máquinas de cartão, dinheiro e documentos.

Primeiramente, cumpre mencionar que este tipo de golpe, chamado “golpe do cartão clonado” tem ocorrido com certa frequência este ano em Passo Fundo. Ainda, que os autores na maioria são oriundos de São Paulo, que inclusive dois já haviam sido presos nos primeiros meses do ano, com apreensão de cartões de crédito e máquina de cartão.

O golpe funciona onde os criminosos tem acesso a lista dos bancos, com número de cartão, nome e telefone dos clientes. Assim, um integrante do grupo criminoso liga de São Paulo falando que o cartão da vítima foi clonado e pede que a vítima entregue para um terceiro (as vezes motoboy de boa-fé) o cartão com senha e outros dados que será destruído. Tendo em mãos o cartão e senha, os criminosos passam nessas máquinas de cartão apreendida diversas compras em diversos valores até extrair todo o limite do cartão.

Os conduzidos fazem parte de associação criminosa dedicada a este tipo de crime, sendo que são os executores do esquema, onde possui a pessoa que liga para a vítima, uma segunda pessoa que consegue os dados das vítimas, e ainda e no mínimo uma terceira pessoa que administra os valores para repassar a outras contas após ser creditado os valores na contas da máquinas de cartão. Ou seja, no mínimo 5 ou 6 pessoas para executar todo o esquema.

Cabe ressaltar a condição de que os autuados são oriundos de São Paulo, há informações que cometeram este crime em outros locais do Estado, ex, Caxias do Sul.

Os valores envolvidos neste golpe são grandes, em pesquisa nas máquinas para verificar dados básicos e identificação, relatório de movimentação apontou mais de CEM MIL REAIS que os criminosos tiraram das vítimas somente em dois dias aqui em Passo Fundo.

Os presos foram encaminhados ao sistema prisional após a lavratura do APF.

A imagem pode conter: telefone




error: Content is protected !!