Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Oposição venezuelana anuncia processo contra juízes do Tribunal Supremo de Justiça

Crise política contra governo de Nicolás Maduro sofreu escalada no confronto entre Legislativo e Judiciário

Crise política contra governo de Nicolás Maduro sofreu escalada no confronto entre Legislativo e Judiciário | Foto: Juan Barreto / AFP / CP

Crise política contra governo de Nicolás Maduro sofreu escalada no confronto entre Legislativo e Judiciário | Foto: Juan Barreto / AFP / CP

A oposição ao governo de Nicolás Maduro, na Venezuela anunciou a intenção de abrir processo para que o Legislativo no país retire dos cargos os juízes do Tribunal Supremo de Justiça. A proposta é do deputado Stalin González, líder da bancada opositora. As sentenças da suprema corte venezuela cortaram sucessivamente poderes da Assembleia, alegando que seus parlamentares “cometeram crimes penais”.

Uma dessas decisões, de janeiro de 2016, declarou a câmara em desacato por não desvincular três deputados acusados de fraude eleitoral, de modo que todas as suas decisões são consideradas nulas. “É pouco factível que se consiga (destituir os juízes) porque o mesmo tribunal se oporá e depende de outras instâncias do Estado controladas pelo governo”, disse a cientista política Francine Jácome, contudo.

Prevendo que a pressão internacional continuará, Maduro afirmou neste domingo que a Venezuela “não se deixa nem se deixará” jamais ser agredida pela OEA nem pelo Mercosul. No sábado, ele exortou o país petroleiro a garantir a separação de poderes e a respeitar o cronograma eleitoral previsto. “É lamentável que esses chanceleres da Tripla Aliança (Mercosul) não disseram nada sobre o que está acontecendo no Paraguai e só se dediquem a atacar a Venezuela”, expressou em seu programa televisivo de domingo, em referência à Argentina, Brasil e Paraguai.

Maduro assegurou que o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, tem um “espírito altruísta” e pode entrar para a história “como o presidente que deteve a agressão contra a Venezuela” em ambos os organismos.




error: Content is protected !!