Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Novo decreto vai autorizar eventos corporativos e comerciais no RS

Governador Eduardo Leite anunciou que flexibilização vai ser publicada na segunda-feira

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou, em entrevista coletiva por vídeo nesta quinta-feira, a publicação, na segunda-feira, de um decreto que autoriza a realização de eventos corporativos e comerciais no Rio Grande do Sul, suspensos desde março em função da pandemia de Covid-19. A decisão ocorreu após uma série de reuniões, estudos e eventos-teste.

“No primeiro momento, estamos avançando na liberação de feiras, exposições corporativas e comerciais, seminários, congressos, convenções, simpósios, palestras, reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos”, afirmou o governador.

Entretanto, eventos sociais e comemorativos – como casamentos e festas de 15 anos – seguem vedados em solo gaúcho. A nova flexibilização ocorre mesma semana em que o Executivo decretou a liberação, em quadras fechadas, de práticas esportivas coletivas, sem público, em municípios com bandeira laranja (há pelo menos duas semanas consecutivas) e amarela no modelo do Distanciamento Controlado para conter o novo coronavírus.

Assim como a liberação dos esportes, os eventos comerciais e corporativos devem atender uma série de protocolos de segurança. Dentre eles, limitação de pessoas, distanciamento social, sistema de ventilação de ar e uso de ítens de proteção individual. Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) deve publicar uma portaria específica de orientação.

De acordo com Leite, a liberação de feiras não difere de outras atividades já autorizadas, como o funcionamento de shopping centers.

Além de feiras e exposições corporativas e comerciais, o decreto vai liberar reuniões corporativas, oficinas, treinamentos e cursos corporativos, seminários, congressos, convenções, simpósios, conferências, palestras e similares.

Correio do Povo e Rádio Guaíba



error: Content is protected !!