Search
quinta-feira 18 Janeiro 2018
  • :
  • :

Natal é ….Pastor Jessé Tiago Ávila da Silva

image1.jpeg

Natal é…

“é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, 

o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

Lucas 2.11

 Esta pequena palavra move o mundo. Tantas pessoas se mobilizam enfeitar casas e ruas para comemorar. Acontece uma sinergia que une as pessoas. Parece que até o clima muda, quando chega este tempo. Contudo o mundo tenta ofuscar sua maior importância (II João 1.7). Na correria do fim de ano, em meio às compras, festas e viagens, quase não resta tempo para pensar o que é o Natal. Como qualquer coisa na vida, precisamos refletir antes de fazer. Então se celebramos o Natal, devemos entender o seu significado.

O que é Natal?

1- Nascimento: O primeiro sentido lógico do Natal é NASCIMENTO. Embora não saibamos a data correta que Jesus nasceu, este dia foi escolhido para sua comemoração. Independente disso, sabemos que todos os dias Jesus nasce em nossos corações.

O Natal acontece quando alguém “nasce de novo” (João 3.3,7). Deus faz todas as coisas renascerem. Esta esperança de viver é o Natal que Jesus trouxe para nós que antes estávamos mortos (Efésios 2.1)

Natal é Nascimento!

2- AmorJoão 3.16 “Porque Deus amouao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

A segunda marca da palavra Natal é o AMOR. Não houve outro motivo que atraiu Jesus ao mundo senão o infinito amor de Deus. Foi por amor que Jesus Cristo nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. Tudo que Deus faz é por amor.

Quando amamos o nosso próximo como a nós mesmos, estamos realizando o Natal. Não adianta ter presentes, comidas, festas e viagens se não houver amor. Sem o amor tudo é em vão (I Coríntios 13.1). Mas por amor, tudo vale a pena.

Natal é Amor!

3- TernuraIsaías 63.15 “Atenta do céu e olha da tua santa e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura do teu coração e as tuas misericórdias se detêm para comigo!”.

A terceira palavra que revela o Natal é TERNURA, isto é: afeto, carinho e calma. Todo o cenário formado por Deus para o nascimento de seu filho foi cheio de ternura.  Mesmo em um ambiente rústico e escasso, havia beleza. A paz que pairava no ar tornava tudo mais bonito.

Em cada olhar, desde os pais da criança, os pastores, reis magos, anjos e até animais do campo havia um afeto em comum. Nem precisavam palavras para explicar. Cada coração tinha o mesmo sentimento.

Natal é Ternura!

4- AlegriaLucas 2.10 “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo”.

A quarta letra da palavra Natal mostra a ALEGRIA. Aquela noite em Belém estreiou ou uma festa que seria razão de alegria em todo o mundo, por todas as gerações.

Quando as pessoas se reúnem para confraternizações de fim de ano, não podem se esquecer da maior alegria do Natal que foi a vinda do Messias ao mundo. Que seria de nós se Jesus não tivesse nascido? Talvez nossa geração nem existisse. Por isso devemos nos alegrar, por Jesus ter nascido primeiro.

Natal é Alegria!

5- LiberdadeJoão 8.36 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

A última letra da palavra Natal, apresenta o propósito do nascimento de Cristo que foi dar LIBERDADE a todos os seres humanos. Antes da manifestação do Filho de Deus, o mundo estava escravizado pelo pecado. Não havia alternativa a não ser através da lei que o homem não conseguia cumprir.

Jesus veio ao mundo para nos aliviar dos fardos pesados (Mateus 11.28). Veio curar nossas feridas e principalmente nos perdoar os pecados (I João 1.9). Quando conhecemos a verdade de Jesus, ficamos livres de toda mentira (João 8.32 e 44).Por isso o tempo do Natal é quando temos mais liberdade para expressar o amor ao nosso próximo.

Natal é Liberdade!

Deixe o Natal acontecer em você!

Viva o significado do Natal!

Deus lhe Abençoe!

Pastor Jessé Tiago Ávila da Silva




error: Content is protected !!