Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

Não use a balança para medir seus resultados, não seja paranoico

 

Não use a balança para medir seus resultados, não seja paranoico

Independente de qual seja o seu objetivo, a balança dificilmente refletirá a verdade e frequentemente se tornará em uma fonte estúpida de tortura mental.

mulher na balança

Por que ? Porque muitas pessoas começam a usar a balança como um medidor infalível para analisar os seus ganhos, criam uma paranoia em volta dela e começam a tomar decisões erradas porque não veem o peso aumentando ou diminuindo.

Infelizmente, para algumas pessoas chega ao ponto da balança se tornar uma fonte de frustração. Primeiro você começa a ficar deprimido porque o peso não está aumentando como você gostaria, então você começa a fazer modificações desnecessárias na dieta que também não produzem resultados. Em seguida você perde a paciência e joga a dieta pela janela.

A balança não serve e não é efetiva para medir progressos. Você até pode usá-la de vez em quando para gerar uma “opinião geral” sobre si mesmo, mas para analisar se está progredindo ou regredindo, não! Primeiro porque existem inúmeras razões para o seu peso flutuar de um dia para o outro, segundo porque perda de peso ou ganho de massa muscular é algo que devemos pensar a longo prazo, subir na balança todo dia/toda semana pra ver se cresceu é simplesmente loucura. (A não ser que você seja iniciante, neste caso os primeiros ganhos sempre serão os mais rápidos, mas a partir daí é que a coisa complica)

Então, como podemos medir o progresso ?

Existem várias maneiras mais efetivas que a balança para medir o progresso. A primeira e mais simples delas é usar a fita métrica, outra muito comum e ainda mais simples, é usar o espelho. O espelho não mente, se você está gordo e flácido no espelho, você é gordo e flácido mesmo (o mesmo vale para ganho de massa muscular).

adipometro

Existem maneiras ainda mais efetivas como o adipômetro, que é um aparelho específico para medir o percentual de gordura, mas que para ser preciso precisa ser devidamente usado.

Mas calma lá

Ok, agora você sabe que a balança não é um medidor tão confiável para analisar o seu progresso e vai começar a confiar em outros. Mas cuidado, de nada adianta largar o fantasma da balança e criar uma tortura mental usando outro método.

Como dissemos anteriormente, o progresso é algo que devemos pensar a longo prazo, ficar se autoanalisando constantemente é a chave para criar uma desilusão e acabar desistindo do objetivo. Seja paciente, trabalhe duro e procure medir seu progresso com um intervalo considerável.




error: Content is protected !!