Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Memorias de Sarandi – Esquina do Genário(Humberto Tesser Paris)

MEMÓRIAS DE SARANDI 83
Época: Década de 1920 a 1960
Humberto Tesser Paris
Pode ser uma imagem de ao ar livre
ESQUINA DO GINÁRIO – Parte 2
O Colégio Santa Gema Galgani, segundo consta no site da prefeitura:
“A chegada das religiosas da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus ocorreu em 1937, mesma época da construção da Escola Santa Gema Galgani e da formação da primeira equipe de alfabetização de Sarandi, integrada pelas senhoras Angelina Zanonatto, Aríete Tartler e a Sra. Maria Fortunata Armanini.”
Porém, minha mãe Adelaide Tesser Paris cursou o primário no início da década de 1920 em Sarandi e a professora era uma italiana que infelizmente não lembro o nome. Indicativo que havia aulas de alfabetização antes da chegada das freiras.
No início da década de 1940, meus irmãos mais velhos Artemio Paris e Mercedes Paris Oltramari estudaram os primeiros anos do primário no Colégio Santa Gema e, na década de 1960, eu tive aulas de catequese aos domingos no auditório do último andar do prédio atual, no lado direito.
Como nossa casa ficava muito próxima ao colégio das freiras, tenho muitas lembranças. Uma delas era a sineta que tocava para entrada, intervalo e saída das aulas. Parecia que estava tocando no nosso quintal, devido ao som muito alto. Em uma das vezes que estive lá dentro do colégio, tive a curiosidade de conhecer a tal sineta, que mais parecia um pequeno sino, devido ao tamanho. Ela ficava presa numa parede do antigo prédio de madeira. Devido a isso, o som ficava amplificado causado pela vibração na parede.
O colégio contava com internato de meninas, para atender a alunas de outras localidades.
Ao toque da sineta no meio-dia, as alunas desciam a avenida Expedicionário pela calçada da esquerda, uma vez que, na época não havia calçada nas duas primeiras quadras do lado direito da avenida. Com isso, as alunas passavam pela calçada da esquina do Ginásio Sarandi. Ali era o lugar da paquera, onde eu e meus amigos ficávamos a espera de algumas meninas. Cada um tinha sua ou suas preferidas. Sim, porque não nos contentávamos com uma apenas. Elas apareciam geralmente em dupla ou em grupo, o que dificultava nossa paquera.
Algumas vezes, quando não estávamos na esquina, eu pegava a bicicleta e ia sozinho até a esquina onde ficava circulando ou parado, mas sem descer da bicicleta.
Atualmente o colégio das freiras está desativado, funcionando no local um posto avançado da universidade UPF de Passo Fundo-RS.
1 – Colégio Santa Gema Galgani antigo – Sarandi-RS.
2 – Colégio Santa Gema Galgani antigo, fundos- Sarandi-RS.
3 – Colégio Santa Gema Galgani – primeiras educadoras – Sarandi-RS.
4 – Colégio Santa Gema Galgani novo – construção – Sarandi-RS.
5 – Colégio Santa Gema Galgani novo – construção – Sarandi-
Pode ser uma imagem de ao ar livrePode ser uma imagem de 6 pessoas e ao ar livre
Pode ser uma imagem de 9 pessoasPode ser uma imagem de 13 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
Pode ser uma imagem em preto e branco de ferrovia



error: Content is protected !!