Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Melhor exercício para emagrecer e perder barriga

Melhor exercício para emagrecer e perder barriga

 Se fosse possível escolher apenas um, qual seria o melhor exercício para emagrecer e perder barriga ? Para chegar a uma resposta, primeiro é necessário analisar certas características que o movimento deve atender perfeitamente para poder gerar estes resultados:

1º – Ele precisa trabalhar o corpo inteiro

Até mesmo se o principal objetivo é apenas perder barriga, os melhores exercícios para emagrecer sempre serão aqueles que trabalham a maior quantidade de sistemas musculares ao mesmo tempo. Aqui, vários exercícios são úteis para emagrecer e perder barriga, principalmente o agachamento livre e levantamento terra, contudo, se a meta principal é a perda de tecido adiposo, o praticante não pode depender unicamente deles.

2º – Ele precisa liberar hormônios anabólicos

Um dos principais fatores que envolvem a queima de gordura e principalmente quanta gordura você acumula na região da barriga, são os hormônios anabólicos que o corpo libera naturalmente. A dieta sempre será o fator mais importante quando o assunto é queima de gordura. Contudo, os exercícios serão os responsáveis por criar um ambiente metabólico favorável para que você chegue lá mais rápido.

Neste item, os melhores exercícios para emagrecer e perder barriga serão aqueles que farão o corpo liberar mais testosterona e hormônio do crescimento – hormônios que além de promover o ganho de massa muscular, aceleram a perda de gordura. Isto é importante até mesmo para mulheres.

3º – Ele precisa melhorar a sensibilidade à insulina

Quanto mais insensível uma pessoa é à insulina, mais insulina o corpo precisa liberar para que a glicose provinda dos carboidratos entrem em nossas células. O problema ? A gordura dificilmente será queimada quando existem altos níveis de insulina circulando no corpo, e pior: você pode acumular mais gordura. Com isto dito, outra característica obrigatória para um bom exercício queimador de gordura é que ele deve aprimorar a sensibilidade do corpo à insulina.

4º Ele precisa gerar o efeito EPOC

O efeito EPOC (excess post-exercise oxygen consumption/consumo de oxigênio excessivo pós-exercício), é o resultado do déficit de oxigênio criado durante o exercício. Quanto maior a intensidade do exercício, maior é o efeito EPOC.

O corpo sofre enquanto está sob este efeito e para “normalizar” as coisas, é necessário consumir oxigênio e combustível extra, ou seja, você continua perdendo gordura mesmo depois de treinar. O melhor exercício para emagrecer, portanto, precisa ser de alta intensidade e gerar um grande déficit de oxigênio.

5º Ele precisa queimar o máximo de calorias (obviamente)

Que para emagrecer você precisa estar em déficit calórico não é um segredo. Você não consegue compensar uma dieta ruim com exercícios, mas você com certeza pode aumentar o déficit calórico gerado pela dieta através de exercícios que queimam muitas calorias. E alguns exercícios queimam mais calorias do que outro, mas o melhor exercício vai colocar o corpo para queimar o máximo de calorias em qualquer situação.

6º – Ele precisa preservar/aumentar a massa muscular

Muitas pessoas não sabem, mas ganhar massa muscular ou manter o que você tem, auxilia na queima de gordura. Cada quilo de massa muscular que você tem no corpo, queima cerca de 10 calorias a mais por dia. Portanto, o melhor exercício também precisa auxiliar na manutenção da massa muscular.

E então, qual exercício se encaixa em todos os requerimentos ?

Pode ser uma surpresa para você, mas o melhor exercício para emagrecer e perder barriga (e que gera todos os benefícios citados acima), é sem dúvidas a corrida de alta intensidade e curta duração.

corrida curta distância

Vários exercícios compostos presentes na musculação também serão úteis, mas nenhum deles atendem todos esses requisitos quando o objetivo principal é queimar gordura. Corrida de alta intensidade e curta duração trabalha o corpo inteiro, força o corpo a liberar mais hormônios anabólicos, faz você queimar mais energia mesmo após o exercício (por causa do efeito EPOC), melhora a sensibilidade à insulina e ainda mantém massa muscular por ser um exercício anaeróbico.

A melhor maneira para empregar corrida de alta intensidade e curta duração é através da modalidade HIIT. Isto em conjunto à uma dieta hipocalórica, serão o caminho mais rápido para ficar mais magro e perder a famosa pochete. Apenas tenha certeza de estar com a saúde cardiovascular em dia antes de começar a fazer treinos  como este, e obviamente, aumente gradativamente a duração e intensidade do exercício.

Hipertrofia.or




error: Content is protected !!