Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Lasier pede processo de impeachment contra Alexandre de Moraes

Parlamentar lembrou que já foram protocolados 23 pedidos contra o ministro do STF

Lasier Martins, senador do Podemos-RS

Lasier Martins, senador do Podemos-RS 

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) pediu a abertura de processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por crimes de responsabilidade em pronunciamento nesta quarta-feira (6).

Lasier lembrou que já foram protocolados 23 pedidos de impeachiment contra o magistrado no Senado. O último deles foi encaminhado pelo advogado Paulo César Rodrigues de Faria na semana passada.

O parlamentar afirmou que o instrumento do impeachment existe justamente como processo de proteção democrática, como censura a ilegalidades cometidas por autoridades superiores no exercício dos Poderes da República.

Para ele, o magistrado tem mostrado uma gestão polêmica e vem recebendo veementes protestos, por uma série de medidas arbitrárias, ao presidir o inquérito das fake news.

O senador disse que não existe a figura das fake news como crime no Código Penal e que Alexandre de Moraes tem sido criticado até por colegas do STF, como o ministro Nunes Marques.

“É importante recapitularmos este detalhe: foi Nunes Marques, ministro do Supremo Tribunal Federal, que disse na semana passada que Alexandre vem agindo fora da lei.

Ele estava se referindo à insistência em manter sob prisão ou com uma tornozeleira eletrônica o deputado Federal Daniel Silveira, com a violência de não estar sendo protegido como convinha pela inviolabilidade parlamentar determinada pelo art. 53 da Constituição”, disse.

Correio do Povo




error: Content is protected !!