Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Justiça dá 72 horas para governo explicar troca na Petrobras

Justiça dá 72 horas para governo explicar troca na Petrobras

Juiz pede que o governo mostre “razões e argumentos que entender pertinentes e relevantes à discussão”

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Decisão do juiz André Prado Vasconcelos, da 7ª Vara Federal Cível de Minas Gerais, deu prazo de 72 horas para o governo federal explicar a troca de comando na Petrobras. No despacho, o magistrado pede que o governo mostre “de forma concisa e objetiva, as razões e argumentos que entender pertinentes e relevantes à discussão da causa”.

O juiz busca atender um pedido de liminar em uma ação popular que questiona a troca da presidência da estatal, anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Na sexta-feira, Bolsonaro indicou o general Joaquim Luna e Silva para a presidência da Petrobras, no lugar de Roberto Castello Branco. A troca depende da autorização do conselho da companhia, o que é citado no texto do juiz. “Por oportuno, destaco que, conforme amplamente divulgado pelos veículos de comunicação, a aprovação do indicado para a presidência da Petrobras depende de deliberação do respectivo Conselho de Administração, ainda não ocorrida”, relata.

Reação do mercado
Nesta segunda-feira, o mercado reagiu à mudança e a Petrobras perdeu R$ 74 bilhões em valor de mercado. Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 4,87%, a 112.667,70 pontos, menor patamar de fechamento desde 3 de dezembro de 2020. Foi também a maior queda percentual diária desde 24 de abril do ano passado.

O dólar começou a semana em alta frente ao real, impulsionado pelo aumento do risco político depois de o presidente Jair Bolsonaro intervir na direção da Petrobras e falar em mudanças em outras companhias e setores, mas a moeda desacelerou os ganhos ao longo da tarde, após atuação do Banco Central e alguma melhora no exterior.




error: Content is protected !!