Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Governo do RS coloca oito regiões em bandeira vermelha no Distanciamento Controlado

Regiões de Novo Hamburgo, Passo Fundo, Uruguaiana, Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões e Erechim possuem risco epidemiológico alto

Passo Fundo é uma das regiões que ficaram em bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado

Foto: PMPF / Divulgação / CP

Passo Fundo é uma das regiões que ficaram em bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado 

O governador Eduardo Leite comunicou, em transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta segunda-feira, que oito regiões gaúchas tiveram a leitura de bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) na 29ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. A medida entra em vigor partir desta terça-feira. O Gabinete de Crise ainda deferiu, nesta segunda-feira, cinco pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais.

As regiões em bandeira vermelha são: Novo Hamburgo, Passo Fundo, Uruguaiana, Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões e Erechim. Destas, apenas Uruguaiana não aderiu ao sistema de cogestão.

Tiveram o pedido reconsideram e ficaram em bandeira laranja: Santa Maria, Guaíba, Caxias do Sul, Porto Alegre e Lajeado.

Durante o anúncio das bandeiras, Leite pediu à população que reforce os protocolos sanitários visto que os números em análise pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostram o crescimento nos índices de casos confirmados e internações por Covid-19.

Recursos para reconsideração

Em Santa Maria, o pedido de recurso foi aceito pelo governo do RS porque “a região tem taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 80% e os indicadores regionais apresentaram variações de impacto razoável”. A região havia sido enquadrada na bandeira vermelho devido à situação macrorregional, por causa dos indicadores de Uruguaiana.

Em Lajeado, por mais que a ocupação de leitos esteja aumentando, a região ainda apresenta mais de 80% de leitos clínicos disponíveis, de acordo com o Piratini.

Em Guaíba, a região teria apresentado melhora na média ponderada final (1,90 para 1,68) e reduzido consideravelmente o número de internados na região. Segundo o governo estadual, isso manteve a capacidade satisfatória de leitos disponíveis para atendimento.

Na região de Caxias do Sul, os indicadores são similares aos de outras semanas, apesar do aumento significativo desta semana. “Os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias aumentaram 23%, de 111 para 137. A elevação mais forte nesta semana ainda está abaixo dos níveis vistos nos momentos em que a região esteve em bandeira vermelha por largo período”, disse o governo do RS.

Por fim, a região de Porto Alegre apresentou uma leve melhora na média ponderada (de 1,79 para 1,75) e tendência leve de crescimento das taxas de internação nos últimos dias. O Gabinete de Crise optou por manter a bandeira laranja, chamando atenção, no entanto, para a relação de leitos livres por leitos ocupados por Covid. É a pior relação das últimas nove semanas na macrorregião Metropolitana.

Evolução da pandemia

A equipe de monitoramento dos dados alerta que é preciso observar a evolução da doença na macrorregião Metropolitana, que concentra 4,4 milhões de habitantes, durante os próximos sete dias. O esgotamento desta macrorregião e região impactaria negativamente na resposta à pandemia em todo o Estado.

Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema compartilhado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo – Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Taquara.

Regra 0-0

Na 29ª rodada, o RS tem 3.970.735 habitantes, o que corresponde a 35% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes), em bandeira vermelha, distribuídos entre os 234 municípios (do total de 497) classificados como de alto risco de contágio de coronavírus.

Desses, 105 municípios (426.536 habitantes, 3,8% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Além disso, do total de 263 municípios em bandeira laranja ( 7.358.870 habitantes, 65% da população do RS), 125 (724.390 habitantes, 6,4% da população em bandeira laranja) podem adotar protocolos de bandeira amarela.




error: Content is protected !!