Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

EUA voltam a permitir a entrada de refugiados de 11 países

Da Agência EFE

Os Estados Unidos voltaram a autorizar nesta segunda-feira (29) a entrada de refugiados de 11 países, 94 dias depois da sua suspensão, e ampliaram as medidas de segurança do programa que fiscaliza a entrada desses imigrantes no território americano. A informação é da EFE.

O governo do presidente Donald Trump já tinha voltado a autorizar a entrada de refugiados no país em outubro, mas determinou um reforço na fiscalização dos pedidos e excluiu do processo os cidadãos de 11 países, que não foram identificados.

A lista, que começou a ser elaborada depois dos atentados de 11 de setembro de 2011, foi atualizada pela última vez em 2015. A relação contém países que “apresentam potencialmente um risco maior para os EUA. A lista não têm nada a ver com a religião majoritária desses países, mas sim com o risco que eles representam”, afirmaram  funcionários do governo.

A imprensa local afirma que a lista inclui dez países de maioria muçulmana e a Coreia do Norte. Segundo grupos de defesa dos direitos dos refugiados, são eles: Egito, Irã, Iraque, Líbia, Mali, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria e Iêmen. Os cidadãos desses países passarão a partir de agora por avaliações mais rígidas.

“É importante que saibamos quem entra nos EUA”, indicou em nota a secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen. Ela explicou que as novas medidas dificultarão a possibilidade de pessoas mal intencionadas usarem o programa de refugiados e garantirão que o risco seja o principal critério de avaliação. A secretária ressaltou que a lista de países de risco e os critérios de seleção serão revisados a cada seis meses.

Durante o ano fiscal de 2018, os EUA pretendem receber um máximo de 45 mil refugiados, uma redução de 60% em relação a 2017.

Trump decidiu retirar o seu país do Pacto Mundial da ONU sobre Proteção de Migrantes e Refugiados em dezembro, por considerar que a política migratória dos EUA deve ser determinada apenas pelos americanos.

Edição: 
EBC Agencia Brasil



error: Content is protected !!