Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

EUA pedem na ONU “as medidas mais duras possíveis” contra Coreia do Norte

No entanto, China defende diálogo com Pyongyang

EUA pedem na ONU as medidas mais duras possíveis contra Coreia do Norte | Foto: Stephanie Keith / Getty Images North America / AFP / CP

EUA pedem na ONU as medidas mais duras possíveis contra Coreia do Norte | Foto: Stephanie Keith / Getty Images North America / AFP / CP

Os Estados Unidos pediram ao Conselho de Segurança da ONU, nesta segunda-feira, que imponha “as medidas mais duras possíveis” contra a Coreia do Norte, em resposta a seu sexto e mais potente teste nuclear.

“Apenas as sanções mais duras vão nos possibilitar resolver esse problema pela diplomacia“, alegou a embaixadora dos EUA na organização, Nikki Haley, em uma reunião de emergência do órgão.

Já a China voltou a defender o diálogo com Pyongyang.

Novo míssil

A Coreia do Norte pode estar preparando um novo lançamento de míssil – afirmou o Ministério sul-coreano da Defesa nesta segunda-feira, um dia depois de Pyongyang anunciar o “sucesso” de um teste nuclear e de reivindicar a posse de uma bomba H.

Indícios de que a Coreia do Norte “prepara um novo disparo de míssil balístico foram detectados constantemente desde o teste de domingo”, afirmou o Ministério. O ministro sul-coreano da Defesa, Song Young-Moo, disse ainda que seu país acredita que a Coreia do Norte miniaturizou com sucesso uma arma nuclear para que seja instalada em uma ogiva.

“Acreditamos que entra em um míssil balístico intercontinental”, declarou o ministro aos deputados no Parlamento, depois do mais potente teste nuclear realizado por Pyongyang até o momento.

Potência três vezes maior que bomba de Hiroshima

De acordo com a Coreia do Norte, o sexto teste do país usou uma bomba de hidrogênio e foi o teste nuclear mais potente de Pyongyang. O regime comunista anunciou que a bomba é suficientemente pequena para ser montada em um míssil intercontinental.

Em julho, a Coreia do Norte testou, duas vezes e com sucesso, um míssil balístico intercontinental (ICBM), o que deixaria o território americano ao alcance de um ataque norte-coreano. Seul afirmou que a potência do teste nuclear norte-coreano foi estimada em 50 quilotons, cinco vezes mais que o último teste nuclear realizado por Pyongyang em setembro do ano passado e três vezes mais que a bomba americana que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima em 1945.

Uma fonte do Ministério sul-coreano da Defesa não confirmou, no entanto, se o teste utilizou uma bomba de hidrogênio, e afirmou apenas que seria “uma variedade de material nuclear”.

Correio do Povo




error: Content is protected !!