Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Dois mísseis ucranianos afundaram o Moskva, maior navio de guerra russo, afirmam EUA

Rússia nega que embarcação afundou por causa de ataques da Ucrânia, que diz ter disparado dois mísseisMaior navio de guerra russo afundou no mar Negro

Maior navio de guerra russo afundou no mar Negro 

O cruzador russo Moskva foi atingido por dois mísseis ucranianos antes de afundar no mar Negro, disse uma autoridade do Departamento de Defesa dos Estados Unidos nesta sexta-feira (15), classificando o naufrágio como um “grande golpe” contra a Rússia.

“Estimamos que [o navio] tenha sido atingido por dois [mísseis] Neptunes”, disse aos jornalistas o funcionário do Pentágono, que pediu anonimato. Com essa declaração, a fonte desmente a versão de Moscou, que garante que a embarcação sofreu “danos graves” por causa de um incêndio e depois naufragou.

“Acreditamos que houve vítimas, mas é difícil saber quantas”, disse, ao acrescentar que os Estados Unidos têm conhecimento de que os sobreviventes foram resgatados por outros barcos russos na região.

Acompanhe o avanço das tropas russas na Ucrânia a cada dia

A Rússia, que não reconhece oficialmente que o Moskva afundou por consequência de um ataque ucraniano, anunciou que a tripulação havia sido retirada.

“Simbolicamente, é um duro golpe”, acrescentou a fonte. Porém, sobretudo, a perda do Moskva, um dos três cruzadores da classe Slava que pertencem à Rússia, “cria um vazio nas capacidades militares” no sul da Ucrânia, onde o presidente Vladimir Putin decidiu concentrar, a partir de agora, suas operações e próxima ofensiva.

Em virtude da Convenção de Montreux, “a Turquia não autoriza as embarcações de guerra a entrar no mar Negro, e [os russos] não poderão substituí-lo por outro navio da classe Slava”, explicou.

Ancara controla o acesso ao mar Negro por meio do Tratado de Montreux, firmado em 1936, que garante a livre circulação nos estreitos de Bósforo e Dardanelos, mas permite o bloqueio de navios militares nessa região em caso de guerra, a não ser que as embarcações tenham que retornar para suas bases.

O afundamento do Moskva poderia levar a Marinha russa a ser mais prudente na guerra na Ucrânia, opinou o funcionário do Pentágono.

Correio do Povo




error: Content is protected !!