Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Curiosity muda rota para não contaminar água em Marte

Da Agência Ansa
O veículo rover Curiosity completa quatro anos explorando a superfície de Marte neste sábado, dia 6 de agosto
O veículo rover Curiosity está há quatro anos explorando a superfície de Marte no dia 6 de agostoImagem de divulgação/Nasa

O robô Curiosity da Nasa, lançado em 2012 para explorar o planeta Marte, está preocupando cientistas por um motivo aparentemente simples: seu trajeto pode contaminar os “rios de água” existentes no solo. As informações são da Agência Ansa.

Um artigo publicado no site Nature afirmou que, a alguns quilômetros da rota estabelecida pelos especialistas para que o robô chegue ao monte Eolis, estão algumas ‘listras escuras’, que seriam indícios de um possível rio de água líquida.

Apesar de o Curiosity ter passado por procedimentos de esterilização e limpeza, é impossível garantir a eliminação de 100% das bactérias. Por isso, os especialistas temem que organismos mais resistentes possam ter viajado com o robô e contaminem as águas de Marte.

A descoberta das listras fundas e mais escuras na superfície do planeta vermelho colocou em debate algumas regulamentações para a exploração. Uma delas, por exemplo, exige que todos os veículos rovers sejam obrigados a evitar pontos quentes, ou seja, onde existem condições, mesmo que só teóricas, da presença de vida fora da terra.

A Nasa ainda está decidindo se a distância entre as listras e o trajeto apresenta, efetivamente, riscos muito altos de uma possível contaminação. Enquanto isso, caminhos alternativos estão sendo estudados.

Edição: Denise Griesinger



error: Content is protected !!