Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Conmebol declara Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana 2016

Atlético Nacional, da Colômbia, receberá o prêmio Centenario Conmebol al Fair Play da instituição

Site da Conmebol publicou uma montagem do time com a taça da Copa Sul-Americana | Foto: Conmebol / Reprodução / CP

Site da Conmebol publicou uma montagem do time com a taça da Copa Sul-Americana | Foto: Conmebol / Reprodução / CP

A Conmebol confirmou nesta segunda-feira que a Chapecoense é campeã da Copa Sul-Americana de Futebol. A instituição que rege o futebol no continente se mostrou sensível ao pedido do Atlético Nacional, da Colômbia, a entregar a taça e os valores econômicos destinado ao campeão ao clube catarinense que perdeu a maior parte da delegação com a queda do avião em Medellín.

Os colombianos receberão um prêmio de “reconhecimento extraordinário” chamado Centenario Conmebol al Fair Play pela forma como conduziu todos os eventos após o desastre aéreo.

Na nota confirmando o título para o Verdão do Oeste, a Conmebol admite que “não maior mostra de espírito de paz, compreensão, de jogo limpo, solidariedade, consideração e respeito” do que o demonstrado pelo Club Atlético Nacional da Colômbia em relação aos “seus irmãos” da Associação Chapecoense de Futebol de Brasil.

Pela postura dos colombianos, a Conmebol decidiu dar, além do prêmio Centenário, uma soma de um milhão de dólares e mais um milhão por ter terminado na vice colocação. O clube catarinense ficará com a premiação da competição que é de dois milhões de dólares.

Com a decisão, a Chapecoense garante vaga para a disputa da Copa Libertadores da América 2017. Além disso, terá dois confrontos válidos pela Recopa contra o “irmão” Nacional de Medellín, em datas a serem confirmadas pela Conmebol.

Quarenta e três anos depois de ser fundado da união dos clubes Atlético Chapecó e Independente, clubes do Oeste catarinense, a Chapecoense disputava pela segunda vez a competição sul-americana. Em 2015, foi desclassificado pelo River Plate, da Argentina, nas semifinais.

Com a conquista da atual edição, a Chape chega ao seu novo título, sendo que cinco deles do Campeonato Catarinense e os outros três de competições estaduais.

•• Campanha do título da Chapecoense na Sul-Americana

• Segunda fase

25/08/2016 – Cuiabá 1×0 Chapecoense

31/08/2016 – Chapecoense 3×1 Cuiabá

• Oitavas de final

21/09/2016 – Independiente- ARG 0x0 Chapecoense

28/09/2016 – Chapecoense 0 (5×4) 0 Independiente-ARG

• Quartas de final

19/10/2016 – Junior de Barranquilla-COL 1×0 Chapecoense

26/10/2016 – Chapecoense 3×0 Junior de Barranquilla

• Semifinal

02/11/2016 – San Lorenzo 1×1 Chapecoense

23/11/2016 – Chapecoense 0x0 San Lorenzo

 

Correio do Povo




error: Content is protected !!