Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

Como acabar com os pelos indesejados!

Existe gosto para tudo e cada um tem a tampa perfeita para a sua panela, a metade da laranja, o queijo da goiaba…mas, mesmo considerando que existem mulheres apaixonadas por homens-urso e outras que preferem os mais lisinhos, a questão da depilação em algumas áreas está bem mais relacionada à higiene do que ao gosto estético. Você pode tirar tudo – apesar de em algumas áreas do corpo isso não ser recomendado – ou simplesmente aparar os pelos indesejados, mas é fato que diminuir a quantidade deles reduz o acúmulo de fragmentos de sujeira e, consequentemente, facilita a limpeza. A barba, entretanto, está liberada em todos os casos, ok? Cuidando da maneira correta e mantendo a higiene, não há problema algum em cultivar os pelos nessa área do rosto. Se você ainda tem preconceitos por achar que eliminar os pelos do corpo é “coisa de mulher”, saiba que cuidar da saúde e da aparência, assim como várias outras coisas, não é questão de gênero! Para se livrar dos excessos, listamos algumas maneiras adequadas para cada parte do corpo. 

Orelha e Nariz


shutterstock_217365403

Pelos no nariz são necessários para proteger seu corpo e evitar que a sujeira externa entre diretamente no seu trato respiratório. Já na orelha, os pelos servem para a proteção da entrada de insetos e corpos estranhos. Nos dois lugares, pode acontecer um crescimento em excesso dos pelos por questões genéticas ou pelas mudanças nos níveis hormonais de testosterona e/ou estrógeno. Nesses casos, a recomendação não é a eliminação completa mas, se mesmo assim você quiser ser radical, pode escolher a depilação a laser. O único problema é que, como o crescimento é causado por um problema hormonal, os pelos logo vão aparecer outra vez para te causar problemas. Procure um dermatologista para avaliar a sua situação. No meio tempo, seja amigo da tesoura para cortar ou escolha um daqueles aparadores específicos para essa região.

Peito e axilas  
shutterstock_265607345
Muitas pessoas acham pelos no peito um charme, mas sabia que eles são os principais responsáveis pelo mau cheiro dessas regiões? É lógico, em muitos casos o cheiro desagradável não é questão de má higiene e pode estar diretamente relacionado com fatores glandulares ou hormonais mas, se esse não for o seu caso, você pode culpar os pelos. Mantê-los compridos demais pode facilitar a proliferação de fungos e bactérias e, com elas, vem o mau cheiro. Para mantê-los sob controle, apare a região com uma máquina de cortar cabelo. Depois, é só fazer a manutenção mensalmente. Para os radicais: você pode raspar tudo com lâmina de barbear ou depilar com cera quente. A vantagem do segundo método está no tempo entre uma depilação e outra, afinal, os resultados da cera duram cerca de seis semanas. A depilação com lâmina de barbear causa um desconforto gigantesco. Os pelos encravam, a pele fica dolorida quando eles estão nascendo de novo e, em questões de dias, você já vai precisar lidar com eles de novo. É melhor sentir um pouco de dor por alguns minutos e uma vez a cada seis semanas, que encarar essa chatice diariamente, não é? E no fim das contas, se você tem medo da dor, é outra prova de que cuidar dos pelos não é papo de mulherzinha.

Costas e pescoço
shutterstock_135412277

Poucas mulheres gostam de excesso de pelos nas costas, mas já provamos aqui que a questão não é apenas estética, não é? Aquele mau cheiro que insiste em grudar nas suas camisas pode ser consequência da quantidade de pelo e da proliferação de bactérias naquela região. A solução neste caso é a mesma do peito e axila: depilação com cera para os corajosos ou, inclusive, um investimento no tratamento com laser. Apesar de ser mais caro, os resultados duram muito mais tempo. Atrás do pescoço, a opção mais prática é a remoção com barbeador elétrico. Neste caso, a depilação a laser pode ser uma solução viável porque a área é bem menor e, por isso, o custo financeiro e a quantidade de sessões também será. 

Pelos pubianos
shutterstock_269326571

Se você quiser deixar tudo ao natural aí embaixo, higienize a região com freqüência – já explicamos o motivo, não é? Bom, nessa área a motivação é ainda maior: o contágio de inúmeras DSTs causadas por bactérias e fungos pode ser ainda mais fácil se você não cuidar direitinho dos seus pelos pubianos. Por isso, a melhor solução é a remoção total dos pelos ou apará-los frequentemente. O barbeador elétrico é um ótimo amigo, e a cera é, novamente, a opção para os MUITO corajosos. Porém, a lâmina de barbear aí embaixo não é uma boa ideia: a bolsa escrotal tem uma pele muito sensível e você pode se machucar com muita facilidade. Com o passar do tempo e o uso constante da lâmina, a região também pode ficar mais escura.
http://manualdohomemmoderno.com.br/comportamento/como-acabar-com-os-pelos-indesejados




error: Content is protected !!