Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Chuva, granizo e vendaval: municípios gaúchos sofrem com transtornos e destruição

Queda de arvores e destelhamentos causaram distúrbios em regiões como a Metropolitana, o Vale do Rio Pardo e o litoral Norte

Foto: Fabiano do Amaral / CP

A instabilidade que gerou temporais e queda de granizo, a partir do fim da tarde desta segunda-feira, deixou rastros de destruição em diversas cidades gaúchas. De acordo com a MetSul Meteorologia, o tempo instável deve persistir, com uma nova rodada de temporais em parte do Rio Grande do Sul entre o fim de quarta e o começo de quinta, com granizo e risco de vendavais antes do ingresso de mais uma frente fria.

Rio Pardo

Pedras de gelo cobriram o piso em diversas partes da cidade, como no caso da rua da Ladeira. Também foram registrados danos em plantações.

Canoas

Em Canoas, a queda de granizo aliada à ventania prejudicou a estrutura do Hospital Nossa Senhora das Graças. A extensão do dano no local não havia sido divulgada até perto das 22h30min. A Prefeitura emitiu nota pedindo que os moradores evitem procurar a casa de saúde.

No ParkShopping Canoas, houve destelhamento em parte da estrutura. De acordo com uma funcionária de um hipermercado, houve problemas no terceiro andar, na praça de alimentação. Em outra ocorrência, uma criança ficou ferida em razão da queda do telhado da casa onde mora. A Brigada Militar conduziu a vítima ao Hospital de Pronto Socorro da cidade.

Postes tombaram em pontos da BR 116 e da BR 448 e chegaram a interditar as pistas. No quilômetro 13 da Rodovia do Parque, um caminhão tombou e duas pessoas sofreram lesões.

Ventos de até 120 km/h foram registrados na cidade da região Metropolitana. O granizo atingiu, principalmente, os bairros Mathias Velho e Mato Grande.

Gravataí

Em Gravataí, a ‘Casa do Bem’, local que abriga moradores de rua, a ventania destelhou parte da cobertura. Na região central da cidade, a estatua em homenagem a Nossa Senhora dos Anjos tombou com o temporal. Já Escola Municipal Antônio Aires teve quatro salas de aula destelhadas.

O prefeito da cidade, Luiz Zaffalon, informou ao Correio do Povo que equipes saíram às ruas no início da noite. “Todas as equipes da prefeitura na rua em conjunto com Bombeiros e BM. Estrago foi grande”, descreveu.

Foram registradas, ainda, quedas de árvores na ERS 118, na pista de sentido Gravataí-Porto Alegre, nas proximidades da ponte sobre o rio Gravataí.



Palmares do Sul

O temporal derrubou parte das estruturas do Prédio da Secretaria de Obras, usado como abrigo dos ônibus do município. Pelo fato de ser nova, a construção ainda não havia sido totalmente acabada.

Segundo informações da mídia local, seis pilares foram danificados e o telhado caiu sobre alguns veículos, embora ninguém tenha se ferido com gravidade.

Viamão, Alvorada e Cachoeirinha

Em Viamão, pedras de gelo caíram nos bairros Jari e Augusta. Em Alvorada, uma casa teve destelhamento na rua Sebastião Leão, no bairro Stella Maris, e uma equipe da Defesa Civil auxiliou a família atingida com a instalação de uma lona. Em Cachoeirinha, a ventania derrubou postes e árvores em alguns pontos, como a Estrada do Ritter. Também houve destelhamentos em alguns imóveis, entre eles uma academia e uma loja.

Eldorado do Sul

A Defesa Civil em Eldorado do Sul registrou chamados de todas as regiões do município. Segundo estimativas do órgão, pelo menos cem casas foram danificadas pelo temporal. O balanço dos danos só deve ser divulgado nesta terça-feira.

Guaíba

A ventania derrubou uma árvore, em Guaíba, que caiu sobre o km 132 da BR-116 e bloqueou a pista. Postes também caíram nas proximidades da BR-448 e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que controla o transito na via.

Houve ainda o bloqueio total no km 313,4 da BR 290, por conta de árvores e fios elétricos caídos sobre a pista.

Outras cidades

A MetSul informou registro de granizo de tamanho médio em outras cidades. A célula de tempestade causou transtornos em municípios como São Jerônimo e Rio Pardo.

Em Tramandaí, no litoral Norte, houve registro de vento forte. Em maio, a cidade já havia sido atingida pelo ciclone Yakecan. Na ocasião, o hospital sofreu com destelhamento.

Marcel Horowitz/ Rádio Guaíba,
com informações de Correio do Povo



error: Content is protected !!