Search
terça-feira 16 abril 2024
  • :
  • :

Chega a 2 mil mortos o balanço de fatalidades pelo coronavírus na China

Relatório divulgado pela OMS aponta que maioria dos pacientes desenvolve forma leve da doença Covid

Governo segue tentando controlar alastramento da doença em Hubei

Governo segue tentando controlar alastramento da doença em Hubei 

O balanço da epidemia provocada pelo novo coronavírus, divulgado nesta quarta-feira (horário local) chegou a dois mil mortos na China continental, depois que as autoridades da província de Hubei (centro), epicentro da crise, anunciaram outros 132 óbitos. Em sua atualização diária, a comissão provincial de saúde também reportou 1.693 novos casos de contágio, o número mais baixo da semana. Com o novo balanço em Hubei, o número de infecções na China continental chegou a pelo menos 74 mil.

Fora da China continental foram registrados cerca de 900 casos de contágio e cinco mortos em trinta países. Citando um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, com uma amostra de 72 mil pessoas, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou na segunda que mais de 80% dos pacientes sofrem uma forma muito leve da doença. Segundo este estudo, até os 39 anos, a taxa de mortalidade do Covid-19 permanece muito baixa, de 0,2%, e aumenta gradualmente com a idade.

Autoridades chinesas e a OMS tentaram acalmar os ânimos. “Este é um surto muito sério e tem o potencial de crescer, mas precisamos colocá-lo em sua justa medida com o número de pessoas infectadas”, disse Michael Ryan, encarregado do departamento de emergência médica da OMS. “Proporcionalmente, fora de Hubei esta epidemia está afetando muito pouca gente”. O estudo, divulgado pelo Centro Chinês de Prevenção e Controle de Doenças mostra que o índice de mortalidade é de 2,3% e cai abaixo de 1% na faixa etária de 30 a 40 anos. Zhong Nanshan, proeminente especialista da Comissão Nacional de Saúde Chinesa, disse à imprensa que 85% dos pacientes podem melhorar “se contarem com bom suporte (médico), tratamento e permanecerem bem alimentados”

Correio do Povo




error: Content is protected !!