Search
terça-feira 23 abril 2024
  • :
  • :

Cais Mauá: “O povo gaúcho não aguenta mais tanto descaso”, diz Cajar Nardes

maua

 “O povo gaúcho não aguenta mais tanto descaso”, diz Cajar Nardes

cajar00

 

Deputado pede que governo contrate nova empresa para revitalizar espaço que é cartão postal de Porto Alegre

 

Em discurso no plenário nesta terça-feira, 30/8, o deputado federal Cajar Nardes, PR-RS, manifestou indignação com o atraso nas obras de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre.

 

De acordo com o parlamentar, o projeto se arrasta desde 2010, quando o consórcio Cais Mauá do Brasil S/A venceu a concorrência para e anunciou que investiria cerca de R$ 500 milhões na remodelação do porto da capital. No entanto, desde esse período o grupo acumula dívidas, cobranças judiciais, e apontamento de problemas por parte do Tribunal de Contas do Estado, como ausência de comprovação financeira para executar a obra.

 

Cajar Nardes destacou que o primeiro sinal de instabilidade financeira foi dado ao governo do Estado em 2010, na gestão do ex-governador Tarso Genro, quando o consórcio não comprovou a capacidade financeira exigida no edital de licitação e no contrato de arrendamento da área, com a Superintendência de Portos e Hidrovias. A questão foi apontada em inspeção especial do Tribunal de Contas do Estado, em 2013, e absolutamente nada foi feito pelo governo para resolução do caso.

Negligência e falta de Governança Pública

“O tamanho descaso por parte do governo escancarou a ausência de uma governança responsável na condução da Revitalização do Cais Mauá”, disse o deputado, enfatizando que o governo deveria ter acompanhado o processo com o intuito de prever possíveis impactos negativos sobre a execução da obra. “A busca por uma solução para a questão foi negligenciada”, reforçou.

 

Ao avaliar que o governo não se valeu de elementos essenciais de governança pública, tais como estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, buscando resultados satisfatórios para a população, Cajar Nardes  afirmou que faz coro junto às ações populares que pedem a rescisão do acordo.

 

Para Nardes, o governo pode tomar qualquer atitude em relação a esse assunto, e a mais acertada será a rescisão do contrato e o chamamento de uma empresa que possa fazer essa obra, “pois este projeto não envolve somente um espaço bem localizado para exploração comercial da cidade, mas também uma das maiores belezas da nossa capital. O Cais Mauá é o nosso cartão postal”, diz.

 

“Empregos não estão sendo gerados, tributos não estão sendo arrecadados, e a beleza do nosso Cais não está sendo valorizada, na medida em que ensejaria, até mesmo, a melhora da autoestima da população, que está cansada de enxergar e ouvir apenas coisas que diminuem a imagem da nossa grande Porto Alegre”, destaca o parlamentar em seu discurso.

 

Cajar também falou sobre a necessidade de que sejam reforçados padrões de boa governança, com ênfase na eficiência e eficácia para serviços públicos.

 

Ele finalizou sua fala pedindo a realização de um grande pacto pela governança pública que possa pensar em longo prazo e atender os anseios da população por políticas mais efetivas. “O povo gaúcho, o povo brasileiro não aguenta mais tanto descaso”, enfatizou.

Foto: Ricardo Padue

Tábita Ferreira

Assessoria de Comunicação Dep. Cajar Nardes




error: Content is protected !!