Search
quinta-feira 25 abril 2024
  • :
  • :

Aftosa: Lorenzoni manifesta preocupação com demora para divulgação de auditoria do Mapa no RS

Projeto de Liberdade Econômica é de autoria de Rodrigo Lorenzoni (DEM)
Deputado Rodrigo Lorenzoni (DEM) | Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha (FPA Gaúcha) da Assembleia Legislativa, Rodrigo Lorenzoni (DEM), está apreensivo com a demora na divulgação do relatório da auditoria realizada pelo Ministério da Agricultura, que avaliou as reais condições sanitárias do Rio Grande do Sul para evoluir com relação ao status de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

A auditoria, que foi realizada logo após a Expointer de 2019, estava prevista para concluída e divulgada 30 dias após a data da realização. “Já estamos quase na metade de janeiro de 2020 e não há sinais do relatório. Esse é um tema delicado e sensível para a economia do Estado. O tema precisa de transparência e de discussão com todo o setor da cadeia produtiva. O parlamento está fazendo a sua parte. Já fizemos uma excelente e produtiva audiência pública sobre o assunto e o encaminhamento resultante do debate seria realizarmos outra logo após a entrega do relatório”, explica Lorenzoni. O requerimento para a realização dessa nova audiência pública já está, inclusive, aprovado na Comissão de Agricultura da Assembleia.

Pela complexidade e implicações do tema, o produtor e toda a cadeia produtiva não podem ser pegos de surpresa. Por isso, a necessidade de transparência nas discussões, aponta o deputado Lorenzoni. “Além da demora na publicação do relatório da auditoria, recebi relatos de alguns fiscais estaduais agropecuários bastante preocupantes. Quando levantei esse assunto pela primeira vez no parlamento, estava bastante otimista. Hoje, já tenho minhas dúvidas”, adverte.

A última auditoria realizada pelo Mapa ocorreu em novembro de 2017 e apontou mais de 30 irregularidades entre questões técnicas e administrativas.

Lucas Rivas/Radio Guaíba




error: Content is protected !!