Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

28 de Outubro, Cinquentenário do MTG” – Leonardo Pinheiro

50-anos

28 de Outubro, Cinquentenário do MTG”

“MTG 50 Anos de Preservação e Valorização da Cultura Gaúcha”

Ao falar dos 50 anos do MTG, precisamos saber sua origem, seus primórdios como movimento organizado. No ano de 1947, uma centelha do amor Rio-grandense começou, iniciando os festejos farroupilhas, na realização da primeira ronda gaúcha. Desde então, essa centelha incendiou os corações dos gaúchos e a cada ano novas conquistas tradicionalistas foram acontecendo. Nossos antepassados trilharam um longo caminho até chegar ao tradicionalismo como conhecemos hoje, com suas normas e características que tão bem conhecemos.
No ano de 1966, no 12º congresso tradicionalista, no litoral, na capital das praias, na cidade de Tramandaí, fundou-se oficialmente o Movimento Tradicionalista Gaúcho que hoje tem imensas proporções no estado, no país e no mundo. O Movimento Tradicionalista conta hoje com milhares de associados e milhões de simpatizantes, que apoiam a causa e o amor pelo Rio Grande do Sul.
Diversos departamentos tem a missão de guiar os tradicionalistas para que seja um movimento organizado e responsável. São mais de 1.400 entidades tradicionalistas filiadas, divididas em 31 regiões. É um movimento cívico, cultural e associativo, que preserva e resgata a cultura gaúcha, e tem sua sede na cidade de Porto Alegre 1ª RT.
Mas quem é o MTG? Será que é apenas uma casa onde se reúnem pessoas? Ou livros e hinos?
Respondemos essa pergunta todos os dias. O MTG somos nós, tradicionalistas. Soldados da cultura, guardiões da história, mantedores da tradição. Cada prenda, cada peão, cada um de nós é uma parte, que juntos, de mãos dadas, formamos o Movimento Tradicionalista Gaúcho. E o somos com muito conhecimento. Porque só podemos amar aquilo que conhecemos, e sabedores da importância do nosso estado e da cultura que já é vital para nossas vidas, nos orgulhamos em doar um pedaço do nosso ser a este movimento, sem fins lucrativos, com a responsabilidade de agrupar e coordenar nossas casas tradicionalistas. Juntos com os conselheiros, departamentos e órgãos, formamos este movimento.
Neste ano o qual estamos comemorando o “Cinquentenário do MTG”, precisamos fazer com que todos os tradicionalistas possam se engajar para não apenas integrar ou frequentar o movimento, mas sim propagar, difundir nossa cultura, valorizando esta entidade de valores fundamentais e caros, os quais nós tradicionalistas devemos preservar para que possamos ter um mundo melhor, através de princípios éticos e morais, onde palavra emprenhada e o respeito prevalecem nos moldando gaúchos mais comprometidos com a causa tradicionalista e com a preservação da nossa identidade gaúcha.
O MTG é cada prenda que estuda meses e anos para representar o nosso estado. O MTG é cada tradicionalista que viaja madrugadas inteiras para traçar rumos e normas. O MTG é cada um que se importa e se dedica em preservar nossa cultura nos seus aspectos e origens. O próprio presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Senhor Nairo Callegaro, citou em um de seus pronunciamentos que sem tradicionalistas não existe MTG, pois o MTG somos nós tradicionalistas. Assim como uma árvore não pode viver sem suas raízes, também este movimento precisa vitalmente dos mantedores e batalhadores da cultura gaúcha. Assim como nossa alma gaúcha, se enobrece e engrandece em fazer parte desta família chamada Movimento Tradicionalista Gaúcho. Afinal o MTG somos todos nós tradicionalistas, dês do pulsar dos nossos corações.

#SomosMaisMTG

Leonardo Pinheiro

leonardo-pinheiro

 




error: Content is protected !!